Publicado em: 22/05/2020 10:19:13.921
A Comissão Organizadora do Congresso Internacional de Literatura, Cultura e Resistência (CILCER) 2020 da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), integrada por professores, alunos e ex-alunos, iniciou as atividades do evento on-line, que acontecerá até sábado, 23 de maio, por meio da plataforma Google Meet e realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL) da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT).
A iniciativa decorre de um convite da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGMEL) da UNIR, Josemeire Santos da Mata, e da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional (UFRJ) ao professor José Flávio da Paz, lotado no Departamento Acadêmico de Línguas Vernáculas (DLV) da UNIR e doutorando do PPGEL/UNEMAT, que apresentou a proposta do evento à Coordenadora do PPGMEL, a professora doutora Walnice Aparecida Matos Vilalva.
O Congresso tem certificação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UNEMAT, conforme parecer n. 152/2020-PROEC, vinculado ao Edital 004/2020-PROEC. A docente Walnice está na coordenadoria geral e a comissão organizadora é composta por José Flávio da Paz (PPGEL/UNEMAT); Néstor Raúl González Gutiérrez (PPGEL/UNEMAT); Josimeire Santos da Mata (PPGMEL/UNIR) e Lucinea dos Santos Ferreira (PPGAS/URJ).
O CILCER 2020 contará com 1257 inscritos, oriundos de três continentes (África, América do Sul e Europa) e cinco países (Angola, Brasil, Colômbia, Perú e Portugal), na condição de palestrantes, comunicadores e ouvintes.
Sobre CILCER 2020
O Congresso Internacional de Literatura, Cultura e Resistência (CILCER) 2020 é uma iniciativa reflexivo-discursiva acerca dos estudos sociais, literários, das linguagens artísticas e das culturas brasileira, angolana e de países latino-americanos em tempos de necessidades urgentes de resistências, frente aos processo de globalização massacrantes e o desrespeitos oriundos da falta de sensibilidade para com as adversidades que inerentes à população mundial e a ausência de interesse pelo estreitamento, respeito, valorização e reconhecimento das peculiaridades desses povos.
Desse modo, será oportuno, portanto, em meio ao isolamento pandêmico, congregar virtualmente pesquisadores e pesquisadoras de locais brasileiros e continentes distintos, de modo que se garanta a representatividade e o empoderamento dessas diferenças, suas falas e suas manifestações.
Os objetivos geral e específicos são adquirir conhecimentos sociais, literários, artísticos e culturais dos povos brasileiro, angolano e latino-americano, de maneira que se possa estabelecer relações colaborativas, cooperativas, reconhecimento e valorização das peculiaridades desses povos frente aos processos de globalização trazidos pelas expressões contemporâneas de inclusão e respeito as diferenças, analisar o cenário ideológico, descolonizador e do não alinhamento predominante nas artes, nas literaturas e nas culturas do Brasil, Angola, Argentina, Peru e Colômbia e reescrever a função social humana, enquanto centro da ordem planetária, a partir da sensibilização, recepção, promoção, crítico e criador das artes, das literaturas e das culturas.
Nos dois primeiros dias, expositores e/ou expositoras farão suas apresentações em aproximadamente 30 minutos e mais 15 (quinze) minutos cada para interagir com os participantes, esclarecendo dúvidas e sugerindo (re)tomadas de iniciativas artísticas, literárias e culturais. A cronometragem de tempo de exposição e as inscrições das possíveis intervenções das falas dos participantes serão mediadas por um dos membros da comissão organizadora.
No terceiro e último dia acontecerão apresentações de comunicações orais de pesquisadores: professores, mestrandos e doutorandos de programas de pós-graduação em Letras, Literatura, Linguagens, Artes, Estudos Culturas e afins.
Outras informações podem ser encontradas no sítio institucional de notícias da UNEMAT. Dúvidas podem ser respondidas ao contatar o e-mail flavio.paz@unemat.br ou o telefone (69) 99942 6364.
Para participação, é necessária a inscrição gratuita por meio do link https://forms.gle/i8UiNqY5JCTFCr2i7.
O cronograma completo do evento, bem como as fotos dos convites para cada palestra, estão disponíveis nos arquivos abaixo.