Publicado em: 14/07/2020 11:34:27.346
No período de 7 a 9 de outubro, acontecerão as XIX Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana de Estudantes, com a temática “Diversidade latinoamericana: encontros e desencontros, perspectivas para o século XXI”, realizadas pela Universidade Federal do Acre (UFAC).
As normas para submissão de resumos em Sessões de Comunicações Orais em Simpósios Temáticos aos interessados nesta 2ª Convocatória estão dispostas abaixo.
Normas para Submissão de Resumos em Sessões de Comunicações Orais em Simpósios Temáticos
Os interessados na participação poderão submeter até 02 (dois) trabalhos, seja em Sessão de Comunicação Livre, seja em Simpósio Temático. Não serão permitidos mais de 02 (dois) autores por comunicação oral. Não será permitida a leitura/apresentação dos trabalhos por terceiros.
Os resumos submetidos deverão observar os seguintes elementos:
Os resumos inscritos em Sessões de Comunicações Livres deverão ser inseridos em um dos eixos temáticos abaixo:
A avaliação considerará os seguintes elementos:
01 - Clareza do(s) objetivo(s)
02 - Coesão
03 – Coerência
04 - Referencial teórico-metodológico
05 - Conclusão
CRONOGRAMA
Inscrições com participantes simples (ouvintes): 10/02/2020 a 07/10/2020
Submissão de Proposta de Simpósio Temático: 10/02/2020 a 19/03/2020
Resultado de submissão de Proposta de Simpósio Temático e Envio de Carta de Aceite: 27/03/2020
Submissão de Resumos em Sessão de Comunicação e Simpósio Temático: 31 de julho de 2020
Liberação de Cartas de Aceite em Área do Inscrito: 18/06/2020 a 14/08/2020
Submissão de Artigos Completos para Publicação em E-book:17/08/2020 a 31/08/2020
Resultado da avaliação de Artigos Completos submetidos: 14/09/2020
XIX JALLA-E: 7 a 9 de outubro de 2020
SIMPÓSIO TEMÁTICO 04: Da Poesia Lírica à Verbivocovisualidade Contemporânea: Percurso, Arte e Degeneração
Coordenador: José Flávio da Paz (DALV-UNIR/PPGEL-UNEMAT)
RESUMO
O presente Simpósio Temático (ST) objetiva congregar pesquisas concluídas ou em andamento que tenham a lírica e a poesia como estudo, em seus mais diversos e variados formatos, sejam, verbais, visuais e sonoros; e também, compreender conceitos, fundamentos, gêneros, estrutura e significação poética e a linguagem literária moderna e contemporânea com ênfase nas atuais produções poéticas. Entendidas aqui como sendo: a poesia moderna, feita a partir do século XVIII, por Charles Baudelaire; passando pelo século XIX com as obras de poetas franceses, como Arthur Rimbaud e Stéphane Mallarmé; e, culminando com os movimentos artísticos e culturais de vanguarda, como o Expressionismo, o Futurismo, o Cubismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, surgidos no início do século XX. A poesia contemporânea seria aquela produzida a partir das décadas de 40 e 50 do século passado, por marcar a independência da literatura pós-guerra, considerando o surgimento de poetas com estilos diferentes daqueles até o momento praticados, os quais acreditavam que a poesia pode ser muito mais do que apenas texto, som ou imagem.
É salutar ressaltar que, acerca da poesia contemporânea, muitos preferem denominá-la de poesia pós-moderna, enquanto alguns pensadores ainda, optam por acreditar que nenhuma das terminologias está adequada ao tempo atual, pois o moderno se estende aos dias atuais. O certo é que a poesia produzida no Brasil, nos últimos 70 anos,dispensa maior preocupação à forma, estabelecendo uma aproximação com os recentes fenômenos de massas como os quadrinhos, o cinema, a música pop, a performance, o Hip Hop entre outros. As tecnologias da informação e da comunicação também tem sido uma grande aliada na promoção da Poesia Verbivocovisual (verbal-sonoro-visual) ou Poesia Intersignos, como denominou o professor, pesquisador e poeta, Philadelpho Menezes; a poesia que se utiliza de outras linguagens além da verbal que se faz arte poética por meio da Poesia visual que, por seu turno, se utiliza de outras artes: teatro, música, dança, pintura, escultura entre outros para se fazer gênero; a Poesia-práxis de Mario Chamie que revalorizou o ritmo, a palavra, o verso, sem abandonar o uso paranomásico dos fonemas; Poesia concreta dos irmãos Campos e de Décio Pignatari - poesia vanguardista, experimental e visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, superando o verso como unidade rítmico-formal; Poesia-piada, curta e cômica; Poema/processo dos poeta Wlademir Dias-Pino e Moacy Cirne; Poema-objeto e muitos formatos que seria complicado listar todos os existentes.
Concernente à poesia ou texto lírico, ALMEIDA apud MUHANA (2006) afirma ser “a arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice”. Em Poética, Aristóteles (384-322 a.C ) alude que “o sentido da mensagem poética também pode ser, ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético”. Diante disso, a poesia compreende aspectos metafísicos e a possibilidade desses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta. Alargando-se o entendimento, a poesia é identificada com a própria arte, o que tem razão de ser, uma vez que toda arte é uma forma de linguagem. Nesse sentido, a arte de poetizar que permite exprimir aquilo que está no interior do poeta, utilizando-se de recursos linguísticos e estéticos, criando, a presença do “eu-lírico”, na obra, oportunidade de exposição das emoções, pensamentos e sentimentos mais profundos do autor, ainda que de maneira subjetiva.
Palavras-chave: Forma do verso poético; Poesia ou texto lírico; Linguagem poética; Imaginação, estética e crítica.
Links de acesso: para informações sobre como participar.
https://www.jallae.org/
jallaestudantil@gmail.com
https://www.facebook.com/
https://www.instagram.com/