1ª Roda de Conversa Histórico-cultural UNIR encerra amanhã com palestra do professor alemão Bernd Fichtner


Publicado em: 20/07/2020 09:35:05.624


    O Grupo de Pesquisa HISTCULT – Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos, vinculado ao Departamento de Ciências da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promoveu a 1ª Roda de Conversa Histórico-Cultural, com a temática “Educação e Pesquisa em tempos de pandemia e isolamento”.
    O evento online transcorreu nas últimas semanas contando com a participação de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista(UNESP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade pública em Pelotas(UFPel) e do Prof. Bernd Fichtner, da Universität Siegen, da Alemanha.
Para que a dinâmica da Roda de Conversa se efetivasse, o evento previa um limite de 20 vagas, mas o número de inscritos superou as expectativas iniciais, atingindo picos de audiência de 50 pessoas e uma média de 35 participantes assíduos entre os quatro encontros realizados, sob a mediação do professor doutor Rafael Fonseca de Castro, líder do Grupo de Pesquisa HISTCULT. 
    A programação tratou de temáticas relacionadas à Educação e pesquisa em Educação e Psicologia, tendo como base teórica central a Teoria Histórico- Cultural da Atividade (CHAT) e como público-alvo docentes e pesquisadores da área educacional, professores da Educação Básica, bem como acadêmicos e profissionais de áreas afins de diversos estados brasileiros.
    Os encontros ocorreram às terças-feiras e, após as participações dos professores Ricardo Eleutério dos Anjos (UNESP - Araraquara), Adolfo Tanzi Neto (UFRJ/ISCAR) e Marion Rodrigues Dariz (UFPel), encerra  nesta terça-feira (21) com a fala intitulada “Vygotsky para além do pesquisador: seu legado para a prática pedagógica no século XXI”, proferida pelo professor emérito e PhD da Universität Siegen, Bernd Fichtner.
    O Professor Bernhard Johannes Fichtner, que é PhD em Ciências da Educação pela Universidade de Bielefeld, na Alemanha, vem desenvolvendo uma série de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão em diversas universidades da Europa (Universidade de Bologna, Universidade Livre de Berlim, Universidade de Bielefeld, Universidade Livre de Amsterdam, Universidade de Münster) e do Brasil (UFPel, UFSM, UFSC, UFJF, PUC-RJ, UNICAMP, UFF e USP). Essa é a primeira atividade do Prof. Fichtner junto à UNIR, sendo toda a sua fala, bem como a dinâmica de Roda de Conversa, em língua portuguesa do Brasil.
    Todas as atividades estão sendo realizadas pelo Google Meet e os participantes que estiveram virtualmente presentes ao mínimo de 3 encontros receberão atestado de participação.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.