Publicado em: 27/07/2020 14:50:19.632
O Programa de Ensino de Ciências da Natureza (PGECN) em parceria com o Grupo de Pesquisa Natureza, Trabalho e Marxismo (GENTMARX) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), organizou o I Ciclo de Estudos intitulado "Meio ambiente e Amazônia em perspectiva crítica.
As inscrições estão abertas e disponíveis, até o limite de vagas, pelo link: https://www.instagram.com/p/CCeUZEhWI9/?igshid=pjzqhk1h17zx
Resumo: A crise socioambiental contemporânea apresenta-se como uma realidade urgente e incontornável. Nas últimas três décadas, ativistas, intelectuais e organizações estatais e não-estatais tem se dedicado, de diferentes maneiras, a analisar as causas de tal crise e a tentar encontrar saídas para as mesmas. A Amazônia ganhou lugar privilegiado naqueles debates, uma vez que é reconhecidamente um espaço que congrega os problemas e as potencialidades relativas às raízes da crise socioambiental e às suas possíveis soluções.
Programação:
Dia 30 de julho às 16h (Rondônia)
A construção de barragens hidrelétricas na Amazônia em perspectiva histórica
Doutora Nathalia Capellini Carvalho de Oliveira, Université Paris - Saclay.
Dia 06 de agosto às 16h (Rondônia)
Neoliberalismo e Meio Ambiente Mínimo: aspectos da falha metabólica do capitalismo
Doutor Roger Domenech Colacios, Universidade Estadual de Maringá.
Dia 13 de agosto às 16h (Rondônia)
O extrativismo amazônico em perspectiva histórica: características, personagens e projetos políticos (século XIX ao XX)
Doutor Adalberto Paz, Universidade Federal do Amapá.
Dia 20 de agosto às 16h (Rondônia)
Natureza e utopia em Marx e Ernst Bloch
Doutor Rosalvo Schütz, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Objetivos Gerais: Debater, sob perspectiva crítica, problemas e questões referentes à crise socioambiental contemporânea e a formação histórica da Amazônia, objetivando aprofundar a complexidade das abordagens relativas ao ensino de Ciências.
Resultados Esperados: Debater, sob perspectiva crítica, problemas e questões referentes a crise socioambiental contemporânea e a formação histórica da Amazônia, objetivando aprofundar a complexidade das abordagens relativas ao ensino de Ciências.