Publicado em: 24/09/2020 10:50:57.714
Arduino para Meninas é um programa de extensão, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem o objetivo de estimular meninas e mulheres a ingressarem nas áreas das Ciências Exatas, Engenharias e Computação.
O programa é focado no desenvolvimento de projetos de robótica e automação pelas meninas, sob orientação de professores da Educação Básica capacitados pelo próprio programa, como ponto de partida para tornar mais igualitária a participação feminina nas profissões dentro das áreas citadas. O Arduino, que envolve tanto hardware (placas eletrônicas) quanto software (linguagem de programação), é uma ferramenta fantástica para o ensino, contribuindo para a melhoria do raciocínio lógico e da criatividade de crianças e adolescentes.
O professor Marco Polo Moreno de Souza, da Fundação Univeridade Federal de Rondônia (UNIR) e coordenador do Programa Arduino para Meninas, apresentou os principais resultados desenvolvidos ao longo do último ano no Encontro Nacional da Chamada 31/2018 do CNPq -- Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, que ocorreu de forma remota em 22 de setembro de 2020.
Os resultados do Programa incluem a capacitação de três professores da Educação Básica, a ministração de Oficinas de Arduino em três escolas públicas de Ji-Paraná com o envolvimento de 09 bolsistas e 03 voluntárias dos Ensinos Médio e Fundamental, a orientação de duas discentes bolsistas e duas voluntárias da UNIR, o desenvolvimento de 14 projetos envolvendo robótica, automação e experimentos didáticos de Física, e a realização de uma feira dentro da XIII Semana da Física, evento promovido pelo Departamento de Física de Ji-Paraná em novembro de 2019. O Programa Arduino para Meninas teve repercussão na mídia, aparecendo em reportagens da Rede TV e da Rede Amazônica.
Mais detalhes sobre o Programa Arduino para Meninas podem ser conferidos no seguinte endereço: www.arduino.unir.br.