Publicado em: 29/09/2020 09:31:44.087
No período de 30 de setembro a 02 de outubro acontecerá o II Encontro de Saúde Coletiva denominado “
O evento objetiva oportunizar aos estudantes e profissionais de saúde, um momento de aquisição de novos conhecimentos sem sair do conforto e segurança de seu lar neste momento em que o mundo enfrenta uma pandemia. Assim, compreende-se a Educação Interprofissional (EIP) como um dispositivo educacional que aprimora e promove o aprendizado com, para e sobre duas ou mais profissões, para melhorar a qualidade do cuidado ao usuário. Sua importância vem da necessidade de romper com a fragmentação dos processos de formação e da organização do serviço de saúde através do trabalho interprofissional e das práticas colaborativas.
O II Encontro será um lócus de diálogo e reflexão para propiciar iniciativas de trabalhos interprofissionais, a fim de promover alianças, redes e projetos que favoreçam as melhores soluções para os problemas que afetam as práticas de saúde e a formação dos profissionais pelas instituições de ensino superior. O evento traz a reflexão sobre a educação permanente e a integração ensino-serviço, o ensino e a aprendizagem, além da atuação profissional nos sistemas e serviços públicos de saúde. O tema, em igual proporção, atualiza o compromisso com o aprimoramento da formação em saúde, compreendido como um caminho potente para defender e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em uma conjuntura política de ameaça a direitos fundamentais e de desmonte de políticas públicas, a exemplo do próprio SUS.
Os encontros serão on-line. Aos interessados, as inscrições já estão abertas por meio do link http://www.sisgeenco.com.
A programação em anexo contará com a participação de renomados profissionais de instituições nacionais e compreenderá a Conferência de Abertura, mesas-redondas; apresentação de resumos e comunicação coordenada, além da sessão de premiação dos trabalhos. O Encontro é voltado a estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da Rede de Atenção à Saúde e será transmitido simultaneamente pelo Youtube.