Mensagem do Reitor sobre o dia do Servidor Público


Publicado em: 27/10/2020 21:46:58.138




 

Volto ao gabinete da reitoria depois de sete meses em recolhimento doméstico, seguindo a prescrição das autoridades sanitárias para estes tempos de pandemia. Ao longo destes meses a nossa UNIR continuou viva e atuante. Estamos a maioria trabalhando em casa, e ao que parece trabalhando mais ainda do que presencialmente. Assim como muitos continuam trabalhando em presença, tomando as providências necessárias para a continuidade da vida institucional.


Hoje, 28 de outubro, é o dia do servidor público e estou aqui pela última vez na qualidade de reitor para homenagear a cada um e a todos servidores queousam conceber a virtude e o bem comum como meta da vida pública.

Estes tempos sombrios demonstraram o óbvio: somos nós, servidores públicos, os responsáveis diretos pelo enfrentamento da pandemia. Fomos nós que mantivemos os serviços de saúde, de educação, de segurança, todos os serviços, funcionando e servindo ao público. Sem nós a anomia e o caos destruiriam a sociedade.

E pagamos um alto preço por isso. Muitos de nós não resistiram. Docentes e técnicos da UNIR nos deixaram e prestamos nosso tributo a eles e elas. Conforta nossos espíritos manter o seu legado.

Em pouco mais de vinte dias concluo meu mandato de reitor da UNIR. Exerci a reitoria sem fardo. Primeiro, porque ao suceder a professora Berenice Tourinho encontrei uma Instituição que havia recuperado sua credibilidade social e seu profissionalismo funcional. Segundo, porque fui agraciado com a maravilhosa equipe com quem trabalhei. Mesmo com inevitáveis mudanças ao longo do tempo, tive a fortuna de contar com profissionais dedicados, atentos e que não me deixaram errar. Minha convicção é a lealdade dos técnicos e docentes a UNIR. Nós nos orgulhamos de trabalhar e servir ao público na Universidade Federal de Rondônia.

Posso afirmar ao final do mandato, sem citar nomes: senhoras e senhores foi uma honra e um privilégio trabalhar, servir e aprender com vocês.

A construção de uma Universidade é uma tarefa que tem começo e meio, mas não tem fim. A missão nunca está concluída: o futuro nos espera na próxima esquina.  Aguardamos com tranquilidade a nomeação da professora Marcele Regina Pereira como nossa próxima reitora, com a certeza de que a UNIR continuará a ser pública, gratuita e inclusiva.

E certo mais ainda que saberemos resistir aos ataques e aleivosias contra o servidor e contra o serviço público. Nós resistiremos com a certeza que nos move: servir a sociedade brasileira na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Que Deus abençoe nossos servidores e servidoras!

Que Deus abençoe a UNIR!

 

Ari Ott
      Reitor      


 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.