Revista Igarapé tem Chamada de Trabalhos Prorrogada até dia 20 de dezembro


Publicado em: 02/12/2020 09:43:25.014


A revista Igarapé prorrogou a chamada com o Tema  “REVERBERAÇÕES DE VOZES FEMININAS NAS LITERATURAS INDÍGENAS E AFRICANAS” prorrogada até dia 20 de dezembro. O dossiê receberá artigos cujos objetos de reflexão abordem diálogos entre literaturas indígenas e africanas de autoria feminina, movendo a consciência crítica e dos estudos literários que durante muito tempo privilegiou autores masculinos elevados a categoria de cânone. O objetivo do dossiê é pensar nas aproximações e distanciamentos presentes na literatura indígena e na literatura africana, seja em narrativas ou em poemas, problematizando os possíveis encontros entre: ancestralidade, tradição e contemporaneidade; o papel da mulher nas sociedades elencadas; oralidade e escrita; multilinguismo; curandeirismo, religiosidade; animismo; perspectivismo; descolonização; memória individual e coletiva, além de outros possíveis debates pertinentes. A partir dessa provocação, eis o convite a todas as pesquisadoras e pesquisadores que queiram dividir essas inquietações em forma de artigos que exponham as reverberações de vozes femininas nas literaturas indígenas e africanas.

Organizadores e responsáveis pela edição do dossiê: doutor Wellington Marçal de Carvalho da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  professora doutora Roberta Maria Ferreira Alves da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha (UFVJM), professora doutora Ananda Machado da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
As submissões podem ser feitas online na página web da revista http://www.periodicos.unir.br/index.php/igarape ou por meio de correio eletrônico para os seguintes endereços: revistaigarape@gmail.com ou  marcalwellington@yahoo.com.br
 
 
 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.