Publicado em: 10/02/2021 09:09:18.309
Projetos de professores, alunos e ex-alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), submetidos em editais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e executados pelo Governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), foram aprovados e já estão em fase de planejamento e execução. Os projetos serão realizados de forma remota, devido à pandemia de Covid-19.
Para o chefe de Departamento do Curso de Licenciatura em Teatro, professor doutor Luciano Oliveira, o sentimento com relação à expressiva quantidade de projetos aprovados de alunos e professores do curso é de orgulho. O docente destaca que essas aprovações demontram que “[...] nós professores estamos desenvolvendo um bom trabalho. Que contribuímos para o crescimento profissional, artístico e humano deles. Quanto aos colegas de trabalho, observo o amadurecimento, a consolidação e o reconhecimento das pesquisas artísticas de cada um. Inclusive das minhas. É muito bom fazer parte de um corpo docente com profissionais tão gabaritados. Isso é motivador, pois, a cada projeto aprovado de um colega, aumenta em nós o desejo de também escrevermos e termos aprovados os nossos projetos. Trata-se de uma relação saudável de cooperação e de trocas artístico-acadêmicas. Assim, em todas as esferas, o crescimento é conjunto: crescem os alunos, os professores, a universidade e a comunidade teatral de Porto Velho”.
Três dos projetos aprovados contam com a colaboração do professor Luciano Oliveira, dentre eles a III Mostra de Encenações do DArtes/UNIR (Medu III), que tem como proponente a acadêmica do curso de Teatro, Stephanie Caroline Matos Dantas. “A realização da III Mostra de Encenações do DArtes/UNIR, mesmo que de forma remota, demonstra a entrada definitiva desse evento no circuito de festivais e mostras artísticas do estado de Rondônia. Ou seja, é um evento que veio pra ficar. E, neste ano, particularmente, após a aprovação da III Mostra em um edital da Lei Aldir Blanc, a possibilidade de poder pagar cachês aos artistas e técnicos participantes é muito gratificante. Enfim, a Mostra caminha a passos largos rumo à profissionalização”, comenta o docente.
Para conferir todos os projetos selecionados em Rondônia, basta acessar o link https://bit.ly/3q4u7Hn. Para mais informações sobre a Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), que foi criada com a finalidade de auxiliar trabalhadores da cultura e os espaços culturais no período de isolamento social, decorrente da pandemia da Covid-19, basta utilizar o link https://bit.ly/3cR2air .
A matéria completa está disponível no arquivo abaixo.