Campanha do Deinter orienta indígenas sobre a importância da vacinação para combater a Covid-19


Publicado em: 04/03/2021 16:57:49.225


Vídeo foi produzido por docentes e técnicos do Departamento Acadêmico de Educação Intercultural – Deinter, do campus de Ji-Paraná


“Vacina, parente!” é o título da campanha desenvolvida pela equipe técnica do Curso de licenciatura em Educação Básica Intercultural com o objetivo de orientar os alunos indígenas e seus familiares sobre a importância da vacinação para combater a pandemia da Covid-19 e as mortes de pessoas nessas comunidades.

O curso de licenciatura é ofertado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no campus de Ji-Paraná, exclusivamente para alunos indígenas, com o objetivo de formar professores para as comunidades.
Em meio a pandemia da Covid-19 e diante da propagação de boatos sobre a eficácia e a segurança das vacinas, alunos do curso relataram aos professores a resistência de algumas pessoas e de comunidades inteiras que decidiram não se vacinar, conforme explicou o professor e chefe do Deinter Kécio Gonçalves Leite. E foi a partir desses relatos que surgiu a ideia de realizar uma campanha para esclarecer alguns pontos e incentivar a vacinação nas comunidades indígenas.
Além de apresentar informações básicas sobre a pandemia da Covid-19, o vídeo busca estimular indígenas e convencê-los sobre a necessidade de se vacinar para controlar a doença e, consequentemente, evitar mais mortes nas comunidades, principalmente dos mais vulneráveis como os anciãos.
A ideia central que o vídeo transmite é a de que tomando a vacina o indígena (parente) pode proteger a si mesmo e a sua comunidade desse vírus que já se mostrou bastante agressivo e letal.
As atividades presenciais da Licenciatura Intercultural estão suspensas desde março de 2020 e embora o curso tenha aderido às atividades remotas em outubro, cerca de metade dos alunos não tiveram possibilidade de acompanhar as aulas nessa modalidade porque moram em comunidades sem energia elétrica e sem acesso à internet.
No vídeo, os professores e técnicos do Deinter  destacam a necessidade de tomar a vacina para se proteger, em primeiro lugar, e para que todos possam se encontrar novamente e voltar às atividades do curso com segurança. “Precisamos tomar a vacina para poder dar continuidade aos trabalhos e projetos de interesse de fortalecimento dos povos indígenas”, disse o professor Quesler Camargo.
O curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural tem duração de cinco anos. Atualmente, possui dez turmas em andamento e um total de 213 alunos matriculados, que pertencem a 30 etnias indígenas diferentes dos estados de Rondônia, noroeste de Mato Grosso e sul do Amazonas.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.