Grupo de trabalho da UNIR discute com a Reitoria novas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19


Publicado em: 31/03/2021 13:42:38.945


   Neste momento em que a Pandemia da Covid-19 atinge números alarmantes em Rondônia e no Brasil, os integrantes do “Grupo de Trabalho para enfrentamento ao coronavírus” da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) reuniram-se mais uma vez, em sessão online e com a presença da reitora, professora Marcele Regina Nogueira Pereira, na manhã desta quarta-feira (31), para discutir, avaliar e redefinir medidas implementadas no âmbito da UNIR.
   Durante a reunião, a professora Ana Escobar destacou a gravidade do índice atual de contágio no Brasil, a chamada taxa de reprodução (R), que estava em 1,3 até o último domingo (dia 28/03), indicando que cada 100 pessoas infectadas transmitem para outras 103. Somente quando a taxa se mantém abaixo de 1, por um longo período, pode-se considerar que há remissão da pandemia. Devido a esses dados, de acordo com a pesquisadora, espera-se números ainda maiores de infectados para as próximas semanas.
    Como forma de enfrentamento ao coronavírus e com o intuito resguardar a saúde de alunos e servidores, a UNIR adotou atividades acadêmicas totalmente remotas e atividades administrativas e laborais em home office para a maioria dos servidores, mantendo apenas as atividades essenciais e seguindo as orientações das autoridades sanitárias, conforme estabelecido pela Portaria nº 198/2021/GR/UNIR, de 25 de março de 2021.
    Todas essas medidas são importantes e continuam necessárias diante do atual cenário da pandemia, mas a gestão superior da UNIR preocupa-se também em ofertar mais assistência no sentido de acolher e combater as dificuldades enfrentadas por alunos, professores e servidores em razão da Covid-19.
    Assim, pretende-se consultar as unidades acadêmicas e administrativas (campi, núcleos, pró-reitorias etc.) sobre suas necessidades específicas de trabalho, bem como eventuais demandas psicossociais emergentes no contexto da pandemia. O intuito é melhorar as condições de trabalho e ampliar o atendimento e aconselhamento profissional e de saúde, dentro das possibilidades da UNIR.
   A programação do Grupo de Trabalho abrange também a elaboração de um plano de biossegurança e contingenciamento, que apresentará novas instruções para combate à propagação da Covid-19, levando em consideração esse novo contexto, e orientará a retomada das atividades presenciais na UNIR, quando houver essa possibilidade, incluindo recomendações para assegurar a integridade física e de saúde da comunidade acadêmica, entre outras ações.
    Para que o trabalho surta o efeito desejado, a administração superior conta com a participação da comunidade acadêmica em eventuais consultas, enquetes e pesquisas divulgadas nos canais oficiais da UNIR.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.