Publicado em: 09/04/2021 10:35:01.62
O professor José Flávio da Paz, docente do Departamento Acadêmico de Línguas Vernáculas (DLV) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Porto Velho, teve dois trabalhos submetidos e aprovados para apresentação nas I Jornadas Júnior da Língua Portuguesa que acontecerá no período de 03 a 07 de maio. Essa é uma iniciativa do Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. no Mindelo, Universidade de Cabo Verde, com apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Sobre o evento
As I Jornadas Júnior da Língua Portuguesa acontecerão por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa (05 de maio), celebrada e falada por mais de 280 milhões de pessoas – sob o tema “Literatura infantil: percursos para a formação de leitores”. A iniciativa é financiada pelo Camões Instituto da Cooperação e da Língua, (I.P.) e organizada pelo Camões Centro de Língua Portuguesa no Mindelo, pela Universidade de Cabo Verde, Delegação do Ministério de Educação de São Vicente e pelo Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde em parceria com o Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, o Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, o Projeto “Palavra, palavra” de São Vicente, o Plano Nacional de Leitura de Portugal e o Centro de Investigação e Intervenção na Leitura.”
Os trabalhos intitulados “Infância, literatura e violência de gênero: um estudo comparado das obras de Conceição Evaristo e Hans Christian Andersen” e “A literatura, os espaços e os tempos na/da infância: diálogos entre mitos, lendas e pluralidade cultural amazônica” serão transmitidas em online, através dos canais institucionais, na semana de 3 a 7 de maio de 2021.
O professor José Flávio da Paz, juntamente com o também professor e pesquisador Esdras Farias, pós-graduando do IFRO/GPEFENNCO-UNIR, coautor em um dos trabalhos enviados por meio de vídeocomunicações que foram recebidas através dos serviços WeTransfer, formatadas e editadas pela equipe técnica que as organizaram com a identidade visual do evento.
Os artigos completos serão publicados posteriormente e integrarão as Atas destas I Jornadas Júnior. Cada vídeocomunicação terá, aproximadamente 20 minutos.
As vídeo comunicações serão transmitidas em linha, agrupadas conforme os subtemas dos Grupos de Investigação, por meio dos seguintes canais digitais, em horário a divulgar oportunamente: https://www.facebook.com/clpmindelo e canal no YouTube Centro de Língua Portuguesa Camões I.P..
Comunicações
As comunicações estão vinculadas aos estudos literários, culturais e sociais, sendo a primeira versando comparativamente sobre as violências sofridas por crianças do sexo feminino quando expostas ao mundo do trabalho precocemente, aos espaços de ruas e ao mundo dos inúmeras abusos que são vitimadas. Utilizou-se de dois contos, sendo um da escritora e poeta brasileira, Conceição Evaristo, com o conto “Zaita esqueceu de guardar os brinquedos” e outro do escritor e poeta dinamarquês de histórias infantis, Hans Christian Andersen, com “A Pequena Vendedora de Fósforos”.
A segunda trará uma reflexão acerca do ser criança ribeirinha, suas crenças e seus modos de ser e existir frente as adversidades da vida nos dias atuais, a partir das obras das autoras rondonienses: “Encantos do Rio Madeira”, de Nair Gurgel, “O boto da Amazônia”, de Izabel Cristina e “R de Rondônia”, de Telma de Souza Lopes. Em ambas as propostas objetiva-se reconhecer a criança enquanto ser social reconhecendo e valorizando a oralidade e a escrita infantil, seja na amazônia, no Brasil ou mundo afora, além de promover a literatura infantil frente os contrapontos da ficção e da realidade.
A Programação Oficial está disponível AQUI.
Para maiores informações, basta utilizar os arquivos anexados abaixo.