Dirigentes da UNIR se reúnem com IFRO para parcerias


Publicado em: 26/04/2021 00:17:26.612


\"\"A reitora da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, professora Marcele Pereira, e os pró-reitores da instituição discutiram com os gestores do Instituto Federal de Rondônia, IFRO, as necessidades e condições de ações conjuntas que podem ser efetivadas ainda este ano. De acordo com a reitora Marcele Pereira, “trata-se do fortalecimento da relação entre a UNIR e o IFRO, pois temos objetivos e interesses comuns e, principalmente, a finalidade de atender à população de Rondônia com formação profissional e com geração de conhecimento”. A reunião aconteceu na quinta-feira, 22, e foi realizada de modo remoto, atendendo às recomendações de distanciamento social em função da pandemia do novo coronavírus. 
O reitor do IFRO, professor Uberlando Tiburtino, destacou logo no início do encontro entre os gestores que uma das finalidades é aumentar o acesso de jovens que buscam pela formação em nível técnico profissional e superior. “Estes jovens tem na maioria entre 18 e 24 anos e constituem o nosso público alvo, tanto do IFRO como da UNIR, e é voltado a eles que precisamos intensificar as ações e modos de acesso, principalmente considerando o cenário por que passamos atualmente”, disse o reitor, referindo-se ao ensino de modo remoto emergencial e a abertura de novas vagas nas duas instituições como objetivos e desafios em comum.  
Ainda durante a reunião pró-reitores do IFRO apresentaram ações que podem ser desenvolvidas em conjunto com a UNIR. A pró-reitora de extensão, Maria Goreth Araújo Reis, reforçou a importância de alinhar demandas e realizar ações em para alcançar maior parcela da população para a formação em níveis técnico e superior. “Trata-se de ações em ensino, pesquisa e extensão, e, não menos importante, de desenvolver projetos que atendam à cultura e ao esporte” disse a pró-reitora. 
Já o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UNIR, professor Artur Moret, destacou a necessidade de maior fomento à pós-graduação, e as possibilidade de, juntos, UNIR e IFRO propôr programas de nas áreas de ciências e tecnologias e de fortalecimento do ensino a distância. No mesmo sentido o professor George Queiroga, pró-reitor de Planejamento da UNIR, frisou que uma atuação em parceria poderá potencializar as ações de ambas as instituições, como por exemplo ao haver coordenação na oferta de diferentes cursos em cada uma das cidades onde UNIR e IFRO estão presentes.  
“De maneira geral, são ações de grande impacto e que, realizadas em parceria, podem se efetivadas de modo relativamente rápido e simples. É esse o objetivo deste diálogo, que está no início e que certamente dará óptimos resultados para toda a população de Rondônia”, finalizou a reitora Marcele Pereira, da UNIR.
\"\"

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.