O Dossiê Temático “Educação integral: contribuições para pensar escola e sociedade”, organizado pelos Professores Rafael Fonseca de Castro, Rosângela de Fátima Cavalcanti França e Antônio Carlos Maciel, do Programa de Pós-Graduação (PPGE) da FundaçãoUniversidade Federal de Rondônia (UNIR), foi uma das 4 propostas vencedoras, entre 13 inscritas, de edital para publicação de seções temáticas aberto pela Revista Roteiro (UNOESC - Qualis A2) em 2019.
Após dois anos de trabalho articulado entre grupos de pesquisa, o Dossiê foi publicado no mês de abril de 2021.
Os objetivos do deste coletivo de pesquisas são: promover o debate acadêmico acerca da Educação Integral como forma de contribuir para pensar escola e sociedade no século XXI; fomentar discussões sobre concepções, vertentes teóricas, metodologias, possibilidades pedagógicas, gestão educacional, políticas públicas e investigações empíricas no campo da Educação Integral e; divulgar pesquisas desenvolvidas em colaboração no Brasil e fora do país. Para tal, estão envolvidos 23 pesquisadores, de dez Instituições de Ensino Superior, abrangendo quatro regiões e sete estados do Brasil, além de pesquisadores de Portugal e Cuba.
O Prof. Rafael Castro, idealizador da coletânea, explica que “era um edital bastante exigente da Revista Roteiro, mas todos os requisitos foram contemplados na proposta inicial e a versão final do Dossiê ficou bastante rica e diversa, trazendo contribuições para efetivamente pensar escola e sociedade no âmbito da Educação Integral”. Rafael complementa que, “além dos artigos, o Dossiê também traz uma entrevista com o Prof. Dr. José Luís Sanfelice da Unicamp (in memoriam) e uma resenha de livro sobre a temática que centraliza a seção temática”.
Para além da comunicação das pesquisas mencionadas, este Dossiê nasce e se desenvolve da intensa colaboração interinstitucional e da valorização de jovens pesquisadores na área da Educação, mediante a publicação de artigos que congregam estudiosos experientes com esses jovens pesquisadores, fazendo valer a premissa fundamental dos programas de pós- graduação stricto sensu do país: formação pela e para a pesquisa.
Para acessar a publicação do Dossiê clique aqui.
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.