Departamento de Arqueologia da UNIR recebeu novas coleções arqueológicas no ano de 2020


Publicado em: 05/05/2021 09:54:23.642


\"\"     O Departamento de Arqueologia (DARQ) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), após anos de tratativas e de reivindicações do estudantes de Arqueologia por melhorias na estrutura física do curso, recebeu, no ano de 2020, o prédio que abriga a Reserva Técnica Arqueológica, os laboratórios de ensino e pesquisa, o Centro de Documentação, área expositiva e setores administrativos no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho. A construção do prédio estava prevista no Termo de Cooperação Técnica entre Santo Antônio Energia S/A (SAE), Energia Sustentável do Brasil S/A (ESBR), UNIR, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Advocacia-Geral da União (AGU), 25 de abril de 2013.
     Nos últimos meses, o DARQ/UNIR recebeu grandes coleções arqueológicas referentes aos projetos de arqueologia preventiva nas Usinas Jirau e Santo Antônio. As coleções juntas somam mais de 400 mil amostras de materiais arqueológicos. Dentre os itens estão os líticos (rochas lascadas e polidas), cerâmicas, carvões, vidros, louças, metais, entre outros, relacionados a longa história de ocupação no rio Madeira.
     Estes acervos, em conjunto com o recebimento do Prédio da Reserva Técnica, seus mobiliários\"\" e equipamentos, possibilitarão a participação dos discentes no tripé que forma uma universidade pública: ensino de qualidade, projetos de pesquisa e projetos de extensão. Pesquisas de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso já têm abordado as coleções arqueológicas da região, salvaguardadas no DARQ/UNIR e em outras instituições, gerando conhecimentos sobre a diversidade cultural que caracteriza o estado de Rondônia.
     A formação de profissionais em Arqueologia que possam atender as demandas na preservação\"\" do patrimônio arqueológico em Rondônia e em outras regiões busca suprir a carência de profissionais da área. Além disso, projetos de extensão e pesquisa buscam atender as demandas de diferentes segmentos da sociedade, visando à interação desta Instituição com as comunidades e coletivos e frisando o papel da Universidade pública de priorizar a democratização do acesso com atendimento às carências da sociedade.
      Junto com as coleções, o DARQ assume muitas responsabilidades, principalmente em relação a conservação dessas peças. Entre as ações realizadas pela equipe técnica, professores e estudantes estão na organização dos materiais arqueológicos e de toda a documentação, da catalogação, acompanhamento e monitoramento do ambiente da Reserva Técnica e do estado de preservação das peças. Os procedimentos de manuseio, transporte, seleção de peças e informações apresentadas nos circuitos expositivos, à definição da melhor maneira de mostrá-las tentando realizar devolução científica à comunidade geral e regional, são também algumas das responsabilidades de uma Instituição de guarda de material arqueológico, como é o caso desta Reserva Técnica, junto às coleções recebidas. “Nesse sentido, é importante promover intercâmbio com museus e instituições culturais, artísticas, históricas e científicas para a realização de pesquisas, exposições e trocas de experiências”, salienta a direção do DARQ.
     Para desempenhar efetivamente seu papel social, a arqueologia precisa atribuir às coleções salvaguardadas o protagonismo na relação entre o patrimônio e o público, já que as pessoas estabelecem diversas relações com estes vestígios arqueológicos nos seus territórios e nas instituições onde são salvaguardados.
     “Salienta-se ainda que faz parte da autonomia da universidade pública esta relação intrínseca com a cultura, que permite que o acesso não seja filtrado por dispositivos discriminadores montados em outras instâncias da vida social. É esta publicidade da cultura que só na instituição pública é possível articular em algum grau, que garante o conhecimento, a apropriação intelectual, a reflexão, a crítica e o debate. E isto significa democratização e atendimento ao direito que tem o cidadão de participar e colaborar com o estudo e preservação dos bens culturais dentro da Universidade Pública”.
 


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