Curso de Zootecnia completa 6 anos com formação da primeira turma e evento online


Publicado em: 08/06/2021 11:29:25.887


O curso de graduação em Zootecnia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) completa seis anos de implantação em agosto de 2021. Entre os eventos importantes já realizados neste ano destacam-se a conclusão da sua primeira turma de Zootecnistas, ocorrida em março, e a realização recente do evento II Ciclo de Palestras da Zootecnia: tecnologias que geram resultados.

\"\"
 

 

A graduação em Zootecnia é ofertada pela UNIR no campus de Presidente Médici desde 2015. Tem como objetivo geral formar profissionais capazes de transformar a sociedade, conscientizando-os sobre seus direitos e deveres dentro do contexto socioeconômico, ambiental, político e cultural brasileiro, amparado por um referencial ético e legal, com foco na Amazônia e no desenvolvimento sustentável.

O zootecnista é o profissional que atua na cadeia de produção animal, a exemplo da pecuária, contribuindo com o desenvolvimento, melhoria e aumento da qualidade de produtos e serviços de origem animal, desenvolvendo suas atividades principalmente em órgãos públicos e privados, organizações não governamentais, indústrias e fazendas.
Para o chefe do Departamento Acadêmico de Zootecnia (Dazoo), professor Edimar Silva Pereira, os principais diferenciais almejados na formação dos zootecnistas da UNIR são a ética e a responsabilidade social, “temas indispensáveis para compreensão da realidade socioeconômica e política do país em relação à exploração de animais de interesse zootécnico, visando assegurar a sustentabilidade dos sistemas de produção e questões de segurança alimentar, em consonância com a preservação do ambiente e bem-estar animal, tornando-os aptos a exercerem a profissão em seus diversos campos de atuação”.

Com nota 4 na avaliação do Inep, que vai de 1 a 5, o curso se estabelece entre os três melhores da região Norte do Brasil. Possui duração de 5 anos e oferta, anualmente, 50 vagas para ingresso de novos alunos por meio do processo seletivo de discentes da UNIR. Segundo o professor Edimar Pereira, a implantação do curso de Zootecnia contou com o esforço e a dedicação da direção do campus e do corpo docente, em contribuição com a gestão superior, para oferecer aos acadêmicos uma estrutura minimamente razoável. “Penso que conseguimos, temos diversos laboratórios e vários setores vinculados ao curso. Esse esforço se traduziu em resultados, somos nota 4 no Enade (2019) e na avaliação do MEC (2019). Posso então dizer que nosso sentimento é o do dever cumprido, deixando bem claro o nosso compromisso com o ensino superior público, gratuito e de qualidade”, enfatizou.
O Dazoo possui atualmente nove docentes, entre doutores, mestres e especialistas, e oito docentes colaboradores; 142 estudantes matriculados, além dos 15 formados pela primeira turma; e 5 laboratórios de ensino e pesquisa.

Para mais informações sobre o curso de Zootecnia, acesse a página do Dazoo em http://www.zootecnia.unir.br/homepage.


II Ciclo de Palestras da Zootecnia

Em comemoração ao dia do Zootecnista (dia 13 de maio), o Departamento Acadêmico de Zootecnia (Dazoo) da UNIR e o Centro Acadêmico de Zootecnia (Cazoo) realizaram o II Ciclo de Palestras da Zootecnia. O evento online aconteceu no dia 21 de maio e contou com oito palestras ministradas por pesquisadores e professores de diferentes regiões do país acerca dos temas mercado futuro, avicultura, produção sustentável, tecnologias na avaliação de carcaças, melhoramento genético, entre outros.
De acordo com a professora Fernanda Bay Hurtado, docente do curso e uma das organizadoras do evento, foram registradas 1357 reproduções com pico simultâneo de 116 espectadores no dia do ciclo de palestras. Os interessados em acompanhar as discussões podem acessar o vídeo do evento que está disponível no canal do campus de Presidente Médici no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Dgw-wtgj8-8.
A primeira palestra do evento, pela manhã, foi sobre o tema “Atuação do Zootecnista no mercado futuro: um olhar para sobre a inclusão”, ministrada pelo zootecnista Hugo Antônio Pereira, fundador do Canal Acessibilidade Equestre. Em seguida, o zootecnista João Dionísio Henn, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, falou sobre “Boas Práticas para o Bem-estar de Galinhas Poedeiras Criadas Livre de Gaiolas”. Mais tarde a engenheira agrícolab Gladys Beatriz Martinez, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, abordou o tema “Amazônia: produção agropecuária sustentável”. Finalizando a programação da manhã, o zootecnista Leonardo de Oliveira Seno, professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), palestrou sobre “Uso da ultrassonografia na avaliação de características de carcaça”.

No período da tarde as atividades iniciaram com a palestra “Por que sua fazenda precisa produzir considerando o conceito ESG. Mas, o que é isso?”, com o economista Paulo do Carmo Martins, pesquisador da Embrapa Gado de Leite. Em seguida o zootecnista Gregório Miguel Ferreira de Camargo, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ministrou a palestra “Aplicações de genética molecular na produção de bovinos Nelore”. A penúltima palestra do evento, intitulada "Micotoxinas: o que são, como se formam e quais prejuízos podem causar na produção animal?”, foi proferida pelo egresso do curso de Engenharia de Pesca da UNIR, Wesclen Vilar Nogueira, que atualmente é doutorando em Engenharia e Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (UFRG). E no encerramento o zootecnista Tiago Júnior Pasquetti, professor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), abordou a temática “Aminoácidos funcionais na nutrição de suínos: um pouco além da síntese proteica”.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.