- Página Inicial
- / Notícias
- / Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica recebe inscrições
Publicado em: 05/07/2021 17:45:40.545
O V Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica, organizado pelo Grupo de Pesquisas Devir-Amazônia, da UNIR, e a Associação de Literatura e Ecocrítica, Asle/Brasil, recebe inscrições para ouvintes até dia 5 de agosto, no site do evento (
https://doity.com.br/vcile). Alunos da UNIR devem fazer também a inscrição como ouvintes no sistema SIGAA. O evento será totalmente online e gratuito, nos dias 9, 10 e 11 de agosto.
Com o tema Poéticas do cotidiano: animais e meio ambiente, o objetivo principal é propor reflexões sobre a exploração que vitimiza os seres não humanos (animais, vegetais, rios, florestas, montanhas etc.), evidenciando esforços coletivos para o desenvolvimento de uma sociedade mais racional e justa com relação à integridade destes seres.
A professora Heloisa Helena Siqueira Correia, uma das organizadoras do evento, destaca também entre os objetivos o aprofundamento da discussão acerca da crise que assola as relações dos humanos com o meio ambiente terrestre, morada de humanos e inumeráveis não humanos, animais e vegetais. Integra tal crise a pandemia da Covid-19 e os modos de controle das sociedades pelo biopoder.
A programação completa será disponibilizada no dia 19 de julho. Já estão confirmadas a conferência de abertura Usando tecnologia para salvar a Floresta, que será ministrada por Almir Narayamoga Suruí, no dia 9 de agosto, às 9h30, e mesas que abordarão temas como Conviver com animais: antropologia de cotidianos multiespécies e O lugar do não humano na sociedade e cultura – Perspectivas: Sociológica, Literária, Jurídica e Ética; além das demais palestras, simpósios, sarau e comunicações.
Sobre a ecocrítica e a literatura
A ecocrítica é campo interdisciplinar que recebe influxos e realiza trocas com variados campos científicos e do saber, desde a biologia, a ecologia, as engenharias e a meteorologia, entre outras, até as ciências humanas como sociologia, história, antropologia, geografia, letras e educação, além da filosofia e da religião. Congrega saberes e conhecimentos com a preocupação de estudar, analisar, criticar e propor mudanças no que diz respeito às relações entre os seres humanos e o meio ambiente.
Em intersecção com a literatura, a ecocrítica objetiva focar as relações entre humanos e não humanos nas narrativas e poemas produzidos em contextos diversos, o que permite acessar formas de contato e convivência entre humanos e não humanos, em relações exemplares, afetivas e éticas e/ou abomináveis, violentas e inescrupulosas.