Prática de manejo de ovinos traz qualidade ao ensino de Zootecnia


Publicado em: 12/07/2021 10:34:31.561


 
\"\"
O objetivo principal do curso de Zootecnia, ofertado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, no Campusde Presidente Médici, é formar profissionais capacitados e competitivos na área de produção animal. Para isso, é necessário alinhar as atividades teóricas e práticas ao longo da formação dos alunos em atividades de ensino, pesquisa e extensão que visem à construção de conhecimentos, como no caso da disciplina de Produção e Manejo de Caprinos e Ovinos, coordenada pelo professor Edicarlos Oliveira Queiroz. “Nessa disciplina o aluno tem a possibilidade de aprimorar seusconhecimentos sobre todo o manejo, da reprodução ao abate”, explicou.
A disciplina é vinculada ao projeto de extensão “Ovinocultura em foco: capacitação técnica aos produtores de ovinos da região de Presidente Médici”. Conforme explica o professor Edicarlos, a ovinocultura é a ciência de criar ovinos, que são pequenos ruminantes mais conhecidos como ovelhas e carneiros, quando estão na fase adulta, ou cordeiros, quando ainda são filhotes. Essa é uma das espécies presentes noLaboratório de Produção Animal do campusPresidente Médici, que conta com 20 ovinos.
\"\"Ao participar dadisciplina de Produção e Manejo de Caprinos e Ovinos o acadêmico estuda o planejamento de um sistema de produção de ovinos,que envolve desde o manejo dos animais jovens até o abate, e aprimora conhecimentos sobre manejo alimentar, manejo sanitário, principais doenças e também o manejo reprodutivo e as principais técnicas de reprodução utilizadas para esta espécie.
Ex-integrante do projeto, a aluna Denise Rufino Bragança conta que por iniciativa própria procurou o professor Edicarlos e se voluntariou para as atividades do projeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, Pibic. No ano passado, Denise foi agraciada com a Honra ao Mérito no ciclo 2019/2020 do Pibicpelas pesquisas desenvolvidas e afirma que“não é a bolsa que vale a pena, mas sim estar produzindo conhecimento. Nunca imaginei que receberia a Honra ao Mérito, premiação ou algum destaque, mas foi merecido!”.
Hoje, zootecnista formada, ela conta que todos os seus projetos de Pibic, artigos publicados e resumos tiveram muito a agregar na sua formação e que a profissão tem sido gratificante. “Trabalhar com a produção de ovinos, com cálculos, e ver ali a rentabilidade, as possibilidades, o planejamento éapaixonante e inspirador.Para quem está começando eu digo para sempre fazer o seu melhor mesmo que seja uma simples tarefa”, concluiu Denise Bragança.

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.