Encontro Internacional sobre Linguagem, Cultura e Sociedade no Campus de Guajará-Mirim


Publicado em: 26/07/2021 17:00:46.513


\"\"
 

O Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem, DACL, campus de Guajará-Mirim da UNIR, realiza na próxima semana, de 26 a 30 de julho, o VI Encontro Universitário Internacional sobre Linguagem, Cultura e Sociedade. As inscrições para ouvintes estão disponíveis gratuitamente por meio deste link, até o primeiro dia do evento. Totalmente online, esta edição visa difundir conhecimentos sobre a língua, cultura local, regional e alhures, bem como o conhecimento sobre os estudos da linguagem em suas diversas vertentes.

Com transmissão ao vivo pelo canal do DACL no Youtube, as discussões vão tematizar os diferentes modos de ver a língua, objeto de estudo da linguística, bem como as diferentes vertentes de estudo da linguagem (linguística e literatura), com trabalhos nas linhas de pesquisa indigenista, africanista, amazônica, também voltados para a aplicação pedagógica, constantes no Centro de Pesquisas Linguísticas da Amazônia, CEPLA/DACL. O encontro é organizado pelas professoras Rosa Maria de Lima Ribeiro e Janine Félix da Silva.

A programação completa do evento está disponível neste link e em anexo, conta com minicursos, palestras, oficinas e mesas redondas que proporcionarão aos participantes reflexões sobre a temática, bem como sobre suas práticas pedagógicas. A abertura oficial acontece na segunda-feira, 26, às 9h, com a participação da reitora da UNIR Marcele Pereira. Em seguida, as palestras O Museu Real da África Central, a linguística africana e o vínculo África e Brasil, às 9h30, e Contato linguístico e neologia no português de São Tomé e Príncipe, às 10h30, iniciam os debates acerca da língua, cultura e linguagem, conforme proposta do encontro.

Nesta edição o evento terá a participação de pesquisadores do Brasil (Rondônia-UNIR, Bahia-Unilab, Brasília-UNB, Mato Grosso-Unemat, São Paulo-Unicamp, Pará-UFPA, Ceará-UFC, Maringá-UEM, Londrina-UEL, Seduc-RO) e de fora do país (Bélgica, Macau, Bolívia, Angola, Moçambique), incluindo pesquisadores e professores universitários, diretores de museus e de instituições culturais, que discutirão temas como ecolinguística; língua e colonização; língua e cultura; línguas amazônicas indígenas; formação de professores e saberes indígenas; língua e literatura; literatura infantil e discurso; literatura amazônica; literatura afro-brasileira e africana; linguagem, memória e cultura de mulheres seringueiras em comunidades quilombolas; descrição de línguas ameríndias; descrição de línguas africanas;  linguagem e psicanálise.

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.