Publicado em: 20/08/2021 15:26:02.423
A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondônia voltou a ser vitimada pela Covid-19 nesta semana. Jéssica Tavares da Silva tinha 28 anos, duas filhas e cursava o quinto período de Letras-Libras no campus de Porto Velho. Uma das suas meninas nasceu quando Jéssica já estava internada por causa da doença, e poucos dias depois de dar à luz foi entubada. Na quarta-feira não resistiu. Jéssica lutou pelas vidas que tinha em suas mãos e salvou a da filha. Lutou, e nos deixou algumas mensagens.
A primeira destas mensagens é de amor, comprometimento e de resiliência, em um cotidiano em que a busca por um futuro melhor é a constante. Amor e comprometimento com os seus, especialmente com as filhas. E a resiliência é a mesma que encontra eco no dia-a-dia de todos que passaram e passam pela UNIR. Jéssica tinha na universidade que a acolheu, e no campus para onde foi tantas vezes saindo de Candeias do Jamari, a oportunidade que a nossa universidade quer fazer chegar a todas e a todos: a de ter esperança em dias melhores.
A outra mensagem que Jéssica nos legou é de alerta. A pandemia que a vitimou segue entre nós, e o cuidado pessoal precisa ser mantido. Desde o começo de 2020 foram trinta e um de nós, da comunidade acadêmica da UNIR, que morreram. A sensação de segurança que podemos estar sentido não pode apagar seus nomes e rostos, e não pode tirar de nossos horizontes que a pandemia não acabou. Ela segue, e a tragédia de uma mãe que amamentou no leito do hospital e deixou a filha recém-nascida é o alerta para isso.
Jéssica é a mais recente vítima da Covid-19 na UNIR, e nos lembra de que precisamos seguir alertas para que não haja outras. Máscaras seguem sendo fundamentais, a vacinação é prioridade, o distanciamento necessário, e os cuidados pessoais uma constante. Cada rosto que nos deixou deve ser a lembrança do que ainda enfrentamos, e que as ações de cada um e das instituições precisam ser balizadas pela necessidade de preservação de vidas, a prioridade sob qualquer circunstância e acima de qualquer argumento.
Reitoria da Universidade Federal de Rondônia