Publicado em: 20/08/2021 16:28:44.371
A professora Gleice Carvalho de Lima Moreno, do curso de Ciências Contábeis da UNIR, Campus de Porto Velho, desenvolveu em sua pesquisa de doutorado um software de Análise de Legibilidade Textual (ALT). O programa, que já está registrado no Inpi desde abril deste ano, tem o objetivo de analisar a facilidade de leitura de textos diversos, ou seja, indicar se um texto será facilmente compreendido pelo seu público-alvo já na primeira leitura.
Índices de legibilidade, de leiturabilidade, de apreensibilidade ou ainda de facilidade de leitura são métricas desenvolvidas para avaliar o grau de dificuldade de leitura de um texto. A professora Gleice pretende analisar em sua tese de doutorado, em desenvolvimento na Furb – Universidade Regional de Blumenau –, o índice de credibilidade dos relatórios de evidenciação social e ambiental no desempenho de empresas no Brasil. Para isso, precisava fazer a análise de legibilidade desses documentos. No entanto, só encontrou softwares gratuitos disponíveis para textos em língua inglesa e italiana. Dessa forma, qualquer pesquisador com a mesma demanda precisaria traduzir o(s) texto(s) para um desses idiomas para poder fazer gratuitamente as análises necessárias. Foi a partir dessa lacuna encontrada durante a pesquisa que surgiu a ideia de desenvolver um programa gratuito, com a mesma utilidade e que pudesse ser utilizado para textos em português, resultando na criação do ALT.
No desenvolvimento do programa a pesquisadora contou com a colaboração de seu orientador no doutorado, professor Nelson Hein, e dos professores Marco Polo Moreno de Souza (UNIR) e Adriana Kroenke Hein (Furb). A função do software desenvolvido pela equipe é medir o grau de dificuldade na compreensão de um texto por meio de uma ferramenta que realiza uma análise de conteúdo quantitativa, capaz de avaliar um maior número de textos em um menor tempo sem a consulta ao público.
Critérios - Segundo a pesquisadora, as métricas utilizadas pelos programas de análise de legibilidade em língua inglesa e italiana geralmente se baseiam em duas variáveis: o comprimento das frases e a utilização de palavras consideradas complexas. Significa que quanto mais longas forem as frases e maior for o percentual de “palavras difíceis” no texto, mais difícil se torna o entendimento. Assim, o que os criadores do programa fizeram foi adaptar as métricas utilizadas em outros idiomas para a língua portuguesa.
O ALT não considera figuras, gráficos e números, e utiliza uma escala de avaliação que vai de 0 a 20, em que o nível obtido representa o total de anos de estudo que uma pessoa deve ter para poder compreender bem o texto. Assim, um texto com nível de legibilidade 6 é considerado bem simples, já que é adequado para crianças na faixa dos 12 anos (sexto ano do ensino fundamental). Em contrapartida, textos com nível de legibilidade 17 são considerados de difícil leitura, pois são textos voltados para graduados e pós-graduandos. Porém Gleice Moreno explica que esse parâmetro não deve ser considerado isoladamente, uma vez que o programa também indica que tipo de público poderá compreender bem a mensagem já na primeira leitura.
Para desenvolver o software os pesquisadores analisaram mais de 100 textos de diferentes gêneros, entre os quais livros de comedia, romance, artigos científicos, relatórios, histórias em quadrinhos e muitos outros. Como exemplo, a professora cita a análise feita nos dois primeiros capítulos do livro Dom Casmurro: “O programa atribuiu índice nove para os dois primeiros capítulos do Dom Casmurro, o que significa alta legibilidade, ou seja, adolescentes na faixa de 14 e 15 anos conseguem compreender bem esse texto”. Um outro exemplo, em um teste realizado em uma notícia do site da UNIR, o software indicou nível 14, indicando que o texto possui dificuldade média e pode ser bem compreendido por universitários.
Objetivos - De acordo com a pesquisadora, os resultados das análises de legibilidade apontam que não há um nível considerado ideal e que é necessário ponderar o nível geral do texto e o público a quem se destina a mensagem. “Se pensarmos em textos técnicos e acadêmicos, eles certamente terão palavras complexas ou técnicas consideradas de difícil entendimento, mas para quem esse texto é destinado?”, questiona. Outro detalhe é que o programa permite ao usuário indicar palavras dedicadas a uma área específica, desconhecidas pelo público em geral, mas que aparecerão com certa frequência no texto.
O serviço de análise de legibilidade de texto pelo ALT pode ser feito de forma online, por meio do site www.legibilidade.com, e offline, a partir do download do programa, disponível para smartphones e computadores neste link, ou diretamente na Play Store. Não há limite de tamanho de texto, mas o usuário precisará digitar ou “copiar e colar” o texto que pretende analisar no espaço destinado pelo site. Para textos que estiverem em formato PDF (ou similar), é necessário converter para o formato txt e fazer o envio ou carregamento (upload) na página.
Com a disponibilização do programa a pesquisadora espera que outros pesquisadores, professores, alunos, gestores e público em geral tenham a possibilidade de adequar suas produções, facilitando o alcance e a disseminação das informações.