Publicado em: 29/09/2021 16:07:08.453
A Universidade Federal de Rondônia, UNIR, iniciou na semana passada o contato com comunidades do Baixo Madeira para preparar as condições para instalação de um polo na região. Um grupo de dirigentes da universidade, diretores e representantes de núcleos instalados no campus de Porto Velho, estiveram na última semana, no dia 22 de setembro, quarta-feira, no distrito de São Carlos, em Porto Velho, para reunião com a lideranças locais. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Verônica Cordovil, que esteve na reunião, “o objetivo é iniciar as tratativas, pois atender a região é uma das metas da UNIR a ser realizada o mais breve possível, para incluir e dar oportunidades de acesso ao ensino superior a esta população”, explicou.
Além da UNIR também estiveram no encontro com a comunidade de São Carlos representantes da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, Semed. As reuniões no Baixo Madeira estão previstas para acontecerem também nos distritos de Nazaré e Calama, ao longo das próximas semanas, e, neste primeiro momento, o objetivo é identificar demandas das comunidades, para então consolidar uma proposta. A equipe de trabalho, que envolve também o Ensino a Distância da UNIR enfatizou, durante a reunião com a comunidade, que as decisões para efetivação das ações serão tomadas a partir do proposto pelas populações locais.
Além das ações de ensino a proposta inicial da UNIR é levar também ao Baixo Madeira atividades de extensão e de pesquisa, muitas delas já desenvolvidas na região, mas que passariam a ocorrer a partir do polo a ser instalado. A criação de um polo da universidade no Baixo Madeira é um dos objetivos do plano de atuação da UNIR que tem prazo para implementação até 2024, e neste período a iniciativa deve ser efetivada. Neste processo a Semed vai atuar em parceria com as comunidades e a universidade, oferecendo, entre outras possibilidades, a infraestrutura para as ações da universidade.
De acordo com a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, a atuação da universidade em regiões como o Baixo Madeira é estratégica, e faz cumprir o papel da universidade de universalizar o acesso à educação superior. “Se estamos já instalados em oito municípios de Rondônia, não podemos deixar de atender, também, com a mesma qualidade, comunidades que não teriam acesso aos serviços da UNIR se não pela nossa presença lá, junto com elas. É o que a nossa universidade está fazendo agora e vamos efetivar muito em breve”, finalizou a reitora.