Paulo Freire na UNIR - Documentário resgata memória de visita de 1997


Publicado em: 22/10/2021 13:11:56.321


 

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está às vésperas de completar 40 anos ao mesmo tempo em que uma série de eventos tem comemorado o centenário do educador Paulo Freire, uma das mais influentes personalidades da Educação brasileira e reconhecido internacionalmente. E o aniversário da UNIR e o centenário de Paulo Freire se encontram no documentário Lembranças que viram memórias – Encontro com Paulo Freire, que traz uma série de depoimentos e imagens da visita do educador à universidade em 1997. Na ocasião a UNIR comemorava 15 anos e Paulo Freire fez uma de suas últimas viagens para proferir aula magna de abertura de semestre e inaugurar o centro de vivência que foi batizado com seu nome.

O documentário é a abertura do projeto Lembranças que viram memórias, idealizado pela professora Berenice Tourinho e apresentado à reitora Marcele Pereira ainda em no início do segundo semestre de 2021. “A proposta trazida pela professora Berenice é de grande importância para resgatar a memória de momento fundamentais da história da nossa universidade, além de ser de grande sensibilidade. A gestão da universidade apoiou a realização do documentário sobre a vinda de Paulo Freire, e levará o projeto adiante para resgatar também outros momentos importantes da UNIR e figuras fundamentais da nossa história, que agora está prestes a chegar aos 40 anos”, diz a reitora Marcele Pereira.

No documentário há os depoimentos do professor Osmar Siena, reitor da UNIR em 1997; da professor Jacinta Castelo Branco, à época parte da gestão da UNIR e esposa do professor Clodomir Morais, responsável pelo convite a Paulo Freire; do professor Adilson Siqueira, também articulador da visita de Paulo Freire; e do professor Mário Venere, fotógrafo e autor da maior parte das imagens presentes no documentário.

Em vários dos momentos do filme que tem por volta da 20 minutos, é destacado o papel do professor Clodomir Morais, que durante a Ditadura Militar esteve preso junto com Paulo Freire e depois o encontrou em diferentes momentos durante o exílio, para então voltarem a se encontrar em projetos desenvolvidos por ambos no Brasil e, finalmente, em Rondônia durante a visita à UNIR. Na mesma viagem Paulo Freire recebeu o título de Cidadão Honorário de Porto Velho e sua presença atraiu caravanas de várias cidades do interior do Estado.

Jacinta Castelo Branco, que hospedou Paulo Freire em sua casa nos dias em que o professor esteve em Porto Velho, lembra, no documentário, de alguns dos detalhes da visita, como por exemplo a generosidade de Paulo Freire, da mala esquecida no taxi, da preocupação em estar apresentável para as pessoas que vieram vê-lo, e de uma conversa em particular. Ela conta que, o professor Clodomir, com a mesma naturalidade com que havia tomado o telefone e ligado para Paulo Freire perguntando que ele poderia vir à UNIR, também perguntou se a UNIR poderia considera-lo um padrinho da instituição. “Paulo respondeu: ‘Claro, Clodomir!’”.

A UNIR precisa resgatar e conhecer suas próprias histórias. Isso é uma necessidade e documentos como este são fundamentais para tornar clara a dimensão que a universidade tem em Rondônia e para toda a sociedade do nosso Estado, e para além dele. E, principalmente, quais são as figuras que trouxeram a nossa universidade até aqui”, destaca a reitora Marcele Pereira.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.