- Página Inicial
- / Notícias
- / Seminário de 30 anos de Pibic UNIR é encerrado com premiação
Publicado em: 09/11/2021 08:08:02.531
A cerimônia de encerramento do XXX Seminário Final de Iniciação Científica e III Seminário Final de Iniciação Tecnológica e Inovação, na tarde de sexta-feira, 5, marcou os 30 anos de Pibic na UNIR e o sucesso dos programas de iniciação cientifica (Pibic) e tecnológica (Pibiti). “É um grande evento e um grande aprendizado, tanto para bolsistas como para a universidade, porque as pesquisas realizadas hoje produzem resultados no futuro”, disse o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Artur Moret.
Ao longo de três dias de evento, realizado virtualmente, foram promovidas palestras com pesquisadores da UNIR e de outras instituições, e apresentados os resultados de mais de 350 trabalhos realizados no ciclo 2020/2021 do Pibic e Pibiti. Além de ser uma forma de prestar contas à sociedade sobre os investimentos aplicados em pesquisas científicas, demonstrando compromisso com a comunidade, o seminário também amplia o alcance do debate acadêmico e reforça a importância de investimento em pesquisa em todas as áreas do conhecimento.
Durante a cerimônia, relembrando o fato de já ter sido bolsista do Pibic, a reitora Marcele Pereira destacou a importância do projeto para sua formação e compreensão a respeito da pesquisa acadêmica e da dinâmica de construção de conhecimento na universidade. Marcele lembrou também que o último ciclo do Pibic e Pibiti foi mais difícil, particularmente pela pandemia, e que por esse motivo professores, alunos e técnicos precisaram encontrar novas formas de trabalho para dar continuidade às pesquisas. Assim, “a realização desse evento com a apresentação dos resultados é uma constatação de que nós conseguimos nos superar em meio às adversidades”.
As palestras e as cerimônias de abertura e de encerramento do evento podem ser visualizadas por meio do canal da UNIR no Youtube, neste link.
Premiação
No ciclo 2020/2021 do Pibic e Pibiti UNIR foram realizadas pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras, Artes e Ciências Ambientais. Do total de 351 trabalhos realizados nesse último ano, cujos resultados foram apresentados nos três dias de evento, 164 deles tiveram média acima de nove e receberam certificados de destaque (96) e menção honrosa (68).
A premiação foi a última atividade da solenidade de encerramento do seminário. Os certificados foram anunciados pela coordenadora do Pibic-UNIR, Mina Danae Franco Gomes, e pelo coordenador do Pibiti-UNIR, Cleuson Jansen Hermínio Pereira, também organizadores do evento. Em outra oportunidade, os dois parabenizaram professores orientadores, técnicos, bolsistas e voluntários por concluírem essa etapa e pelos esforços em manter a pesquisa na Universidade.
Para a reitora, a certificação evidencia a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e é um reconhecimento institucional para os pesquisadores, tanto os alunos como os orientadores. Aos acadêmicos que não receberam premiação nesta oportunidade, a mensagem da reitora é que permaneçam dedicados à pesquisa nas próximas etapas e nos próximos anos, pois “a ciência também se faz a partir de uma construção que valoriza o cuidado, a atenção, a dedicação e a persistência”.
Perspectivas
Uma proposta da reitora Marcele Pereira para o próximo ano é implementar bolsas Pibic para estudantes do Ensino Médio. Para que essa iniciativa se concretize, será necessário avaliar a realidade financeira da Universidade e superar os obstáculos que se impuseram, principalmente nesse período de pandemia.
Essa alternativa, que já está sendo discutida pela Administração Superior da UNIR, visa solucionar o dilema da existência de vagas ociosas (não ocupadas) em diversas áreas e cursos estratégicos. “Uma das alternativas para solucioná-lo é aumentar o nosso alcance junto às escolas públicas, e também as particulares, para podermos sensibilizar ainda mais os nossos jovens para a iniciação científica e para a pesquisa na universidade pública”, explicou a reitora acrescentando que implementar iniciativas como esta, que possibilitem que a UNIR ir chegue até as escolas, é uma forma de estar mais próximo dos alunos secundaristas, potencialmente futuros acadêmicos e majoritariamente o público-alvo da universidade.