UNIR recebe Negras Reitorias neste sábado


Publicado em: 18/11/2021 17:27:07.952


A Universidade Federal de Rondônia, UNIR, recebe neste sábado, dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, o sexto encontro do Seminário Negras Reitorias, que é realizado em conjunto oito universidades brasileiras geridas por reitoras e reitores negros e negras. O evento deste sábado, que será transmitido online pelo canal da UNIR no Youtube a partir das 09h (horário de Rondônia), terá, além da participação da reitora da Universidade Federal de Rondônia, professora Marcele Pereira, a presença da reitora do Instituto Federal da Bahia, IFBA, professora Luzia Mota, e do reitora da Universidade Federal de São João Del-Rei, professor Marcelo Andrade.
O Seminário Negras Reitorias é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, ABPN, e tem acontecido ao longo de 2021 sempre com sede em uma das oito instituições geridas por reitores e reitoras negros e negras. Como destaca a reitora da UNIR, o objetivo do seminário é principalmente o compartilhamento das experiências exitosas envolvendo as ações afirmativas nas instituições de ensino superior. “O olhar dos gestores que também são negras e negros é fundamental para apontar os rumos que as instituições diretamente participantes do seminário podem e devem tomar, mas também para indicar quais são as medidas possíveis e necessárias para a ampliação e implementação de políticas públicas afirmativas”, explica a reitora da UNIR.
No seminário deste sábado, que tem como tema Gestão de instituições de ensino superior e ações afirmativas: perspectiva de reitoras/es negras/es/os, a Universidade Federal de Rondônia apresentará um panorama das ações que tem sido tomadas e mantidas pela instituição nos últimos anos para garantir o acesso, através de cotas étnicas, a negras e negros.
A pró-reitora de Graduação, Verônica Cordovil, tratará dos dados que demonstram o crescimento do acesso à universidade através das cotas implementadas pela UNIR, e das ações que seguem sendo realizadas para garantir o cumprimento das previsões legais já instituídas.Além da pró-reitora de Graduação o professor Sérgio Luiz de Souza, do Departamento de Ciências Sociais, discorrerá sobre as ações e políticas afirmativas no ensino superior, tratando tanto dos cenários da UNIR e em Rondônia, como da conjuntura brasileira sobre o tema.
A professora Marcele Pereira explica que “os temas que são debatidos e a necessidade de ampliar o efetivo acesso de jovens negras e negros à universidade pública, e de ampliação das ações das universidades, são de interesse de toda a sociedade, por isso o convite para participar do Seminário é para todos”.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.