Publicado em: 26/11/2021 23:10:20.368
O projeto Diásporas amazônicas: língua, cultura e educação sob o signo da diversidade – Procad-Amazônia, proposto pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Letras (PPGML), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realiza nos dias 29 e 30 de novembro, o I Congresso da Amazônia Legal: territórios e identidades, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL) de Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra. O Procad proposto pelo PPGML tem, além da Unemat, também a participação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A programação do congresso envolve pesquisadores integrantes da rede Procad Amazônia, e busca fomentar debates que visam a criação de novas linhas de pesquisa nos PPGs participantes da rede de cooperação entre UNIR, Unemat e UFPA. Outro objeto é consolidar as parcerias fomentadas pela rede para apoiar os projetos de pesquisa já em andamento, além de promover a mobilidade de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação das equipes envolvidas com o projeto Diásporas amazônicas: língua, cultura e educação sob o signo da diversidade.
De acordo com o coordenador do Procad-Amazônia, professor João Carlos Gomes, do PPGML-UNIR, a partir dos resultados gerados pelas pesquisas desenvolvidas nos três eixos do projeto, Língua, Literatura e Cultura, e Educação, o desafio principal é compor um painel articulado e levar a compreensão que se tem da “diversidade” amazônica para além da ideia de uma simples presença de diferentes populações, línguas e culturas na região, e descrever de forma aprofundada as experiências de grupos específicos analisando, a partir de estudos comparativos, as posições que esses grupos ocupam e os papéis que exercem no cenário mais amplo da sociedade amazônica.
As inscrições no evento podem ser feitas através deste link. A abertura do I Congresso da Amazônia Legal: territórios e identidades acontecerá às 19h da segunda-feira, dia 29, e terá a presença da reitora da Universidade Federal de Rondônia, professora Marcele Pereira. Já durante a tarde de segunda-feira haverá atividades do congresso, que segue ao longo da terça-feira, dia 30, como pode ser visto em detalhes na programação abaixo.