Resultado de PS Educação Intercultural


Publicado em: 08/12/2021 17:43:17


\"\"O resultado do Processo Seletivo para novos alunos de Licenciatura em Educação Básica Intercultural Indígena, que seleciona 50 estudantes para o curso que é oferecido no campus de Ji-Paraná e recebe alunos de todo o Estado de Rondônia, noroeste de Mato Grosso e sul do Amazonas foi divulgado nesta semana. O processo que está sendo concluído agora foi iniciado ainda em 2019, e teve várias das etapas suspensas desde o início da pandemia de Covid-19.
De acordo com a professora Anna Frida Modro, vice-chefe do Departamento Acadêmico de Educação Intercultural, Deinter, esta foi uma medida necessária para garantir a segurança dos candidatos, mas também para ter a participação de todos os inscritos assegurada. “Muitos dos candidatos ficaram o período da quarentena em suas aldeias, e várias delas não tinham conexão de internet para realizar o processo seletivo de modo remoto. A solução encontrada pela UNIR, para que os direitos de todos fossem assegurados, foi adiar a realização das etapas”, explicou.
O curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural é voltado exclusivamente para a formação de professores indígenas que irão atuar em comunidades indígenas. A primeira parte do curso consiste do Ciclo de Formação Básica, que prepara os alunos para atuarem no Ensino Fundamental. Após esta etapa há o Ciclo de Formação Específica, em que os estudantes se concentram na área escolhida por eles já no processo seletivo: Ciências da Linguagem ou Ciências da Sociedade. \"\"
O resultado divulgado nesta terça-feira, dia 07, e que pode ser consultado no anexo abaixo, ainda é preliminar, uma vez que recursos podem ser apresentados até o dia 10 de dezembro. A previsão é de que o primeiro semestre do curso aconteça de modo remoto, ainda como prevenção à pandemia do novo coronavírus.  
A reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, destacou a importância do curso e da garantia de acesso de estudantes indígenas à UNIR. “O Intercultural é um curso específico para formar professor indígenas, e é fundamental para a UNIR ter uma atuação efetiva na Amazônia. Do mesmo modo a presença de alunos indígenas em outros cursos, especialmente os mais procurados, é crescente e as ações da nossa universidade para tornar isso cada vez mais presente e maior tem sido efetiva”, disse a reitora Marcele Pereira, que também parabenizou os aprovados.  
 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.