Publicado em: 09/12/2021 01:37:38.614
O professor de Direito Constitucional Marcos Alaor Diniz Grangeia, do curso de Direito do Departamento Acadêmico de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), assume nesta semana a presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). A sessão solene de posse acontecerá dia 10 de dezembro, às 16h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do TJRO (neste link).
O professor Marcos Alaor, que atua na UNIR desde 1990, é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Fundação Eurípides Soares da Rocha, e mestre em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também é docente na Escola da Magistratura de Rondônia e professor visitante em vários outros estados. Marcos Alaor iniciou sua carreira na magistratura em 1990, quando aprovado no concurso para juiz substituto.
Na UNIR, o professor Marcos Alaor foi precursor na criação do curso de Direito, quando exercia o cargo de Procurador do Estado, ainda antes do primeiro concurso para professor do magistério superior. Após o primeiro concurso iniciou suas atividades docentes como efetivo. Com 30 anos de docência no curso de Direito da UNIR, explica que são dos os fatores que mais o atraem nas aulas: “A primeira é a oportunidade de manter contato com a juventude, na graduação e na pós-graduação, e me manter atualizado. A segunda é um censo de retribuição ao Estado de Rondônia, por tudo que foi possível realizar em minha trajetória”.
No TJRO, exerceu a função de juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, vice-presidente do TJRO e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO). No biênio 2022-2023, o desembargador Marcos Alaor iniciará suas atividades como chefe do Poder Judiciário estadual a partir de 1º de janeiro de 2022, e comporá a nova gestão do TJRO junto com o vice-presidente eleito, desembargador Osny Claro, e o corregedor-geral da Justiça, o desembargador José Antônio Robles.
Para acompanhar a Sessão Solene de Posse para o cargo, acesse o link do YouTube do TJRO, clicando aqui.