Publicado em: 15/12/2021 19:03:02.821
Uma live que acontecerá às 18h30 de 17/12 (sexta-feira) lançará o hotsite Ditadura em Porto Velho, resultado de um projeto de iniciação científica da Universidade Federal de Rondônia. A apresentação do site será feita pelas bolsistas e estudantes da UNIR Alice Belo e Juliana Rocha, que receberam menção honrosa pelo trabalho no seminário Pibic-UNIR deste ano. A mediação será do professor Allysson Martins, coordenador dos projetos de pesquisa e extensão que resultaram no produto, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais e Internet, MíDI. A transmissão será através do YouTube do /grupoMíDI
O hotsite Ditadura em Porto Velho traz um mapa digital sobre os espaços públicos da cidade que homenageiam os ditadores militares, como a rua e a escola Castelo Branco, a rua Presidente Médici e o bairro Costa e Silva. O produto possui ainda informações oficiais sobre os homenageados e o conhecimento da população que se relaciona cotidianamente com esses lugares.
A intenção do hotsite é facilitar a visualização dos espaços públicos que homenageiam ditadores militares e gerar uma demanda aos gestores municipais para possíveis mudanças. Segundo o coordenador Allysson Martins, os projetos buscam ainda apresentar a história da ditadura militar brasileira (1964-1985), questionando honrarias a políticos que estão relacionados a cassações, prisões, exílios, torturas, desaparecimentos, assassinatos e demais violações contra os direitos humanos.
O conhecimento sobre esses ditadores foi avaliado por meio de um questionário, aplicado pelas estudantes. Segundo as bolsistas que participaram da elaboração do hotsite, mais de 70% dos moradores do bairro e das ruas não sabem que os homenageados foram presidentes ou políticos brasileiros e também são contrários à alteração dessas homenagens.
Serviço
O quê: lançamento do hotsite Ditadura em Porto Velho
Quem: Alice Belo e Juliana Rocha (bolsistada Pibic-UNIR)
Quando: 17/12 (sexta-feira), às 18h30
Onde: canal de YouTube do /grupoMíDI