Publicado em: 16/12/2021 12:12:20.322
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Santo Antônio Energia firmaram um Protocolo de Intenções para colaboração mútua em áreas de interesse, especialmente para apoio em pesquisas e manutenção de coleções e acervos, além de intercâmbio entre as duas instituições. A assinatura acontece na terça-feira, dia 14, durante uma visita da reitora Marcele Pereira à sede da Santo Antônio Energia. “A UNIR e a Santo Antônio já têm atuado de modo conjunto em diferentes projetos, vários deles já concluídos. Além disso a empresa tem sido uma parceira constante da universidade, e agora estamos avançando nas possibilidade de trabalho em parceria” disse a reitora.
O presidente da Santo Antônio Energia, Daniel Faria Costa, destacou que a parceria com a UNIR é estratégica, uma vez que deste modo os impactos positivos à sociedade serão amplificados. Ao mesmo tempo, explicou, diante do atual cenário, pé possível pensar na retomada das ações suspensão pela pandemia e avançar, por exemplo, no apoio ?às comunidades de Rondônia e na atuação, junto com a UNIR, para promover atividades sustentáveis. Do mesmo modo o diretor de operações da Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer, salientou a necessidade de, em parceria, reconhecer e ter atuação local para o “ações sustentáveis, o que o mundo já reconhece”.
Além da reitora Marcele Pereira também estavam na visita à Santo Antônio o vice-reitor, professor Juliano Cedaro, e o chefe do Departamento de Arqueologia, professor. Após a assinatura do protocolo de intenções houve uma visita às instalações da usina. Em seguida, a convite da Reitoria da UNIR, os diretores da Santo Antônio foram até o campus da universidade, onde visitaram o Herbário Rondoniense João Geraldo Kuhlmann, que possui a maior coleção de plantas de Rondônia e atua em colaboração com o Herbário de Nova York. Além disso também visitaram a coleção de ictiologia (peixes) e taxonomia da universidade, com milhares de exemplares, e na reserva técnica de arqueologia, que também será local de exposição e onde estão depositados mais de 500 mil peças.
Os dois espaços, das coleções biológicas e de artefatos arqueológicos, já receberam apoio da Santo Antônio para se estruturarem, além de atuação conjunto para a formação das coleções. Como destacou a reitora da UNIR, “com maior efetividade nas ações em parceria entre a universidade e a Santo Antônio, tanto a pesquisa já realizada na UNIR, como a divulgação e intersecção com a sociedade serão potencializadas. E isso é também papel da universidade, popularizar o conhecimento produzido e estar junto com a comunidade”, finalizou a professora Marcele Pereira.