Tese sobre gestão na UNIR é premiada


Publicado em: 29/12/2021 15:59:03.703


\"\"A tese Sistema teórico de informação e conhecimentos: organização, representação e fluxos, que analisa a organização interna de informações da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e propõe inovações, foi a primeira colocada na edição 2021 do Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária Professor João David Ferreira Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trabalho foi realizado pela atual pró-reitora de Graduação da UNIR, Verônica Cordovil, como parte do doutorado em Ciências da Informação realizado na Universidade de São Paulo (USP).
Ao tratar das motivações para a pesquisa, Verônica Cordovil explica que “Atualmente cada instituição de ensino superior, entendida como um ambiente organizacional autônomo e como ambiente informacional, tem formas diferentes para organizar, representar e disseminar suas informações e dados institucionais. Contudo, nem sempre os fluxos de informação e de conhecimento disponíveis são suficientes para atender às necessidades dos usuários”. A partir da verificação deste cenário foi desenvolvido um sistema inovador de organização das informações que pode ser aplicado na UNIR para otimizar os processos na instituição.
Veronica Cordovil é servidora técnica em assuntos educacionais da UNIR há uma década, e a proposta de intervenção surgiu da observação participativa e do trabalho que vem desenvolvendo em diversos cargos e atuações durante esse período. De acordo com ela, Sistema Teórico de Informação e Conhecimento (STIC) tem como objetivo superar lacunas existentes na UNIR a respeito da organização e representação da informação e conhecimento que auxiliam na gestão da informação e no conhecimento da e na instituição.
\"\"A proposta pode ser útil não apenas para a UNIR, mas também em outras instituições de ensino superior (IES), uma vez que o trabalho parte de uma instituição para apresentar ações que podem ser implementadas em outras, em relação à organização das informações institucionais para tornar mais eficientes os processos internos, como os de avaliação, regulação e supervisão dos cursos de graduação, por exemplo. O objetivo agora é tornar o STIC um sistema de informação para organização e gestão da educação superior disponível as demais IES, assim como encontra-se disponível para a UNIR.
A premiação concedida acontece anualmente é realizada UFSC através do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpau), com o intuito de reconhecer e homenagear projetos que tenham criado, desenvolvido e implementado modelos, instrumentos ou práticas de gestão universitária inovadores.
 
Funcionamento e aplicação do STIC – Conforme explica Verônica Cordovil, o STIC propõe a criação de um modelo de organização, representação e fluxo de informações e de conhecimento da e na organização. A criação de um modelo, segundo ele, permite identificar e mostrar os sujeitos responsáveis pelos fluxos, e quais os sistemas utilizados, além das informações e conhecimento disponíveis. “Muitas vezes, o conhecimento está nas pessoas, não são registrados,e se o servidor sai do setor ou da instituição leva esse conhecimento com ele. Por isso, é importante focar também no sujeito para converter todo o conhecimento disponível em informação institucional”, revela.
Por isso, o STIC é um sistema de organização e gestão formado por diversos instrumentos teóricos institucionais como planilhas, documentos, manuais, entre outros, que são organizados principalmente a partir de uma representação visual por meio de mapas mentais e conceituais. O intuito é facilitar a troca de informação entre a instituição de ensino e o usuário (interno e externo) e entre as IES e outros órgãos. “A organização e representação dos documentos em mapas auxilia o sujeito que trabalha na instituição a visualizar e encontrar mais facilmente as informações necessárias, ao passo que possibilita a geração de novos conhecimentos”, acrescentou Veronica Cordovil.
No vídeo abaixo a autora fala do trabalho desenvolvido e do potencial impacto da pesquisa:

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