UNIR tem curadoria de conteúdos em Ciências da Informação


Publicado em: 07/02/2022 10:18:20.107


\"\"O Informe-CI é uma iniciativa de integração de plataformas digitais e redes sociais para curadoria de conteúdo destinado a bibliotecários, arquivistas e museólogos, principalmente, mas também a estudantes das áreas área de Ciência da Informação e Biblioteconomia e demais interessados. Trata-se de um projeto de extensão, elaborado e coordenado pelo professor Pedro Andretta, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que busca reunir e disponibilizar novos conhecimentos e experiências aos profissionais da informação.
Na prática, o Informe-CI é um canal multiplataforma e integrado de divulgação de notícias diárias relacionadas à área de Biblioteconomia. No site do projetosão divulgados boletins diários com informações selecionadas de diversas fontes, basicamente notícias e matérias jornalísticas, além de publicações atuais relacionadas à Ciência da Informação e atualidades, com abrangência nacional e internacional.
Todos os informes produzidos desde o início do projeto, em abril de 2020, ficam armazenados no site, que oferece alguns recursos adicionais como “notícias relacionadas”, busca por tags e espaços para interação via comentários, além da possibilidade de se inscrever na newsletter, com o e-mail pessoal, para ter acesso às notícias direto na caixa de entrada. Também é possível acessá-los pelo Instagram, Telegram e Facebook.
De acordo com o professor Pedro Andretta, a ideia surgiu em 2019, em meio as aulas da disciplina de Tecnologias Digitais da Informação para os alunos do 2º período de Biblioteconomia. “Percebi que os alunos, em geral, apesar de conhecerem os vários recursos digitais de informação, falhavam ao manterem-se informados sobre temas relacionados a área de Ciência da Informação e atualidades. Problema que se repetia, inclusive, com muitos dos estudantes mais avançados no curso e profissionais formados”, observou.
A partir desta constatação o professor iniciou as atividades que dariam início ao projeto. Atualmente a curadoria é realizada por meio do monitoramento diário, via tecnologia RSS, de quase 700 fontes de informação, de onde é feita a seleção de 6 a 8 conteúdos considerados mais interessantes no dia, e o resultado desse trabalho é divulgado em múltiplas plataformas – Facebook, Instagram, E-Mail/NewsLetter e Telegram próprios do projeto.
“O bacana do projeto é poder conciliar uma prática pessoal de informação (de leitura, estudo e atualização) com uma atividade de compartilhamento de informação para muitas pessoas. Em mais de dois anos de projeto, o arquivo de informes já passa de sete mil registros e são quase 650 edições da NewsLetters”, comentou o professor, acrescentando que “o projeto já reúne mais de 1,2 mil seguidores no Facebook, 2800 no Instagram, quase 100 Telegram e 120 na NewsLetter, além de um número expressivo de contatos e seguidores nos meus perfis pessoais no Linkedin e Twitter.
O Informe-CI conta também com uma equipe de voluntários que auxiliam na divulgação e manutenção do alcance da newsletter”. Nos últimos meses, a equipe tem trabalhado em duas frentes: desautomatização das postagens do Instagram, gerando os conteúdos manualmente; e ampliação do número de assinantes da NewsLetters, divulgando o projeto para bibliotecas, conselhos e coordenações de curso de graduação e pós graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. A intenção é que o projeto se consolide como uma fonte de informação para pesquisadores em Ciências da Informação.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.