UNIR+Mulheres – Universidade inicia construção de sua política para mulheres


Publicado em: 08/03/2022 17:31:35.015


O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma data representativa da luta das mulheres por igualdade de direitos, justiça, dignidade, pelo fim da violência e da discriminação contra mulheres. Neste dia, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o início do processo de discussão para elaboração da sua política pública interna para mulheres, que terá o slogan UNIR+Mulheres.
Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), a iniciativa visa estabelecer um diálogo comservidoras, alunas e terceirizadas da UNIR a fim de elencar as necessidades apontadas por elas para criação da política pública institucional para garantia dos direitos das mulheres.
“Há muitas iniciativas que são realizadas atualmente na UNIRe que estão registradas como resoluções. OAuxílio Creche é um exemplo disso no âmbito da assistência estudantil. Nosso objetivo é reuni-las em uma política pública institucional da Universidade e propor novas ações voltadas às necessidades das mulheres da UNIR”, explicou a pró-reitora da Procea, professora Neiva Cristina de Araújo, que conduz o processo de discussão juntamente com a professora Lara Ciossi, do campus de Ariquemes, e com as psicólogas da Procea, Yara Nascimento e Josilaine Brizidio.
A reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, que tem participado ativamente da concepção das ações que levam até o UNIR+Mulheres, também tem destacado a importância de tornar o ambiente universitário cada vez mais seguro e atento, na sua atuação, para com a mulheres. “Mesmo ao assumir postos de destaque na sociedade as mulheres precisam seguir atentas para que estas conquistas não sejam localizadas, e que possam ser multiplicadas e se converterem em maiores oportunidades para todas. E isso é especialmente relevante no ambiente acadêmico, em que as mulheres são maioria e, ao mesmo tempo, precisam seguir se afirmando para garantir a ocupação igualitária destes espaços. Precisamos de uma política para e das mulheres para que mais meninas cheguem à UNIR e que, ao chegarem, possam encontrar este ambiente adequado e seguro para seu desenvolvimento. E isso somente será conquistado com equidade entre os gêneros”, afirma a reitora.
Diversidade
O objetivo de uma política pública para mulheres é demarcar os princípios norteadores para as ações da Universidade nos casos que envolvam seu público interno feminino, levando em consideração toda a sua diversidade social, cultural, sexual, racial eétnica, entre outras. Para garantir um debate abrangente, plural e representativo, o grupo que vai conduzir as discussões será formado por professoras, técnicas, alunas, egressas, indígenas, negras, mulheres com deficiência e ligadas a movimentos sociais. “Também esperamos contar com a contribuição de órgãos externos, como os conselhos de direitos das mulheres e as delegacias especializadas, para somar com esse trabalho. E, valorizando a nossa produção científica, utilizaremos dados de pesquisas realizadas dentro da UNIR, por pesquisadoras e pesquisadores, que abordam a condição da mulher e seu papel na sociedade contemporânea”, disse Neiva Araújo.
Etapas do processo
A primeira etapa do processo de elaboração da proposta da política das mulheres para a UNIR será a circulação de um questionário, provavelmente no mês de março, que será amplamente divulgado pelos canais de comunicação oficiais da UNIR. As perguntas vão abordar desde a percepção das mulheres sobre o seu papel social e relevância do dia 8 de março, até a ocorrência ou testemunho de situações de violência, opressão e violação de direitos das mulheres dentro e fora da Universidade, passando também por temas como os impactos da desigualdade e da pandemia na vida das mulheres.
Esse questionário servirá como subsídio para o segundo passo, que é a realização de uma audiência pública para elaboração de uma minuta da política. Após essa etapa, a UNIR ainda promoverá rodadas de discussão para construção e formatação da proposta que será finalmente encaminhada para apreciação pelos Conselhos Superiores da Universidade.
Rodas de conversa
Segundo a pró-reitora Neiva Araújo, o atendimento psicológico voltado às mulheres da UNIR é um serviço importantíssimo nesse contexto de atenção à mulher. Porém, como a demanda é maior que a capacidade de atendimento da Universidade, a Procea optou pela realização de rodas de conversas mensais e online para alcançar os públicos de todos os campi. A primeira delas acontece no dia 31 de março, em horário a ser definido, com o tema “Desafio de ser mulher na UNIR”.A ideia é realizar encontros mensais, sempre na última quinta-feira de cada mês, para acolhimento das queixas de sofrimento psíquico enfrentado pelas mulheres da/na UNIR.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.