Novos conselheiros tomam posse nos Conselhos Superiores da UNIR


Publicado em: 11/03/2022 17:27:30.805


\"\"A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) empossou 20 novos conselheiros docentes e dois representantes da comunidade externa da UNIR, além dos suplentes, para o Conselho Superior Acadêmico (Consea) e o Conselho Superior de Administração (Consad), em solenidade presidida pela reitora Marcele Pereira.
Para cada um dos dois conselhos foram empossados 10 conselheiros docentese um representante da comunidade externa, que exercerão seus mandatos durante o biênio 2022-2024. Os representantes docentes tomaram posso no dia 08 de março, enquanto os representantes da comunidade externa de ambos os conselhos foram empossados em 23 de fevereiro.
O Consea é órgão normativo, consultivo e deliberativo para questões referentes a ensino, pesquisa e extensão da UNIR. O Consea é a instância deliberativa da UNIR em que se decide, por exemplo, sobre as propostas de criação, modificação, remanejamento, desativação, extinção ou fusão de cursos e órgãos acadêmicos. Além disso é no Conselho Superior Acadêmico que são discutidas e votadas questões que normatizam convênios e acordos, afastamentos de docentes, calendário acadêmico, concessão de títulos (Professor Emérito, Professor Honoris Causa e Notório Saber e Doutor Honoris Causa).
Já o Consad é o órgão superior deliberativo e consultivo relativo à administração, finanças, orçamento, legislação e normas. Entre suas competências estãoapreciar a proposta orçamentária da UNIR e fiscalizar sua execução;aprovar a prestação de contas anual da Universidade e fiscalizar a sua execução; fiscalizar a execução de convênios, contratos ou acordos com entidades públicas ou privadas; deliberar sobre a criação, fusão ou extinção de Pró-Reitorias e demais orgãos e unidades da Universidade. É este o conselho responsável por discutir e fixar normas de admissão, qualificação profissional, progressão funcional e afastamento de pessoal técnico-administrativo.
Cada um dos Conselhos Superiores da UNIR tem ainda três Câmaras Setoriais, responsáveis por realizar a análise prévia dos temas que serão, posteriormente, deliberados pelos Conselhos. As Câmaras de Graduação, Pesquisa e Extensão, e de Pós-Graduação compõem o Consea, enquanto as Câmaras de Administração, Orçamento e Finanças (CAOF), Política de Pessoal e Modernização Administrativa (CPPMA), e de Legislação e Normas (CLN), são parte do Consad. Todos os temas e propostas discutidas em cada um dos Conselhos é inicialmente enviada a uma destas Câmaras para análise e deliberação prévia.
Quando os Conselhos Superiores Acadêmico e de Administração se reúnem conjuntamente forma o Conselho Universitário (Consun), instância máxima da Universidade Federal de Rondônia.
 
Conselheiros docentes empossados no Consea
Membros titulares:
1º - Osmar Siena
2º - Carlos André da Silva Müller
3º - Marilsa Miranda de Souza
4º - SamiloTakara
5º - KachiaHedenyTechio
6º - Adilson Siqueira de Andrade
7º - Elder Gomes Ramos
8º - Odirlei Arcângelo Lovo
9º - Elizane Assis Nunes
10º - Valentina Barbosa da Silva
Membros suplentes:
1º - Daniel Delani
2º - Vasco Pinto da Silva Filho
3º - Patrícia Goulart Tondineli
4º - Lorena Candice de Araújo Andrade
5º - Marcondes Agostinho Gonzaga Junior
6º - Jaqueline Martins Vasconcelos
7º - Nícolas Alessandro de Souza Belete
8º - Osvanda Silva Moura
 
Representantes da comunidade empossados no Consea
Membro titular: Uíliam Barros de Andrade
Membro suplente: Marcos Cézar Azzi Paes
 
Conselheiros docentes empossados no Consad
Membros titulares:
1º - Luciana Teixeira
2º - Aurineide Alves Braga
3º - Erasmo Moreira de Carvalho
4º - Patricia Helena dos Santos Carneiro
5º - Aryanne Pereira de Freitas
6º - Daiana Evangelista Rodrigues
7º - EliéteZanelato
8º - Humberto Hissashi Takeda
9º - Carlos Luis Ferreira da Silva
10º - Diogo Gonzaga Torres Neto
Membros suplentes:
1º - José Otavio Valiante
2º - Wilson Gomez Manrique
3º - Jonas Cardoso
4º - Carlos Alexandre Barros Trubiliano
5º - Paulo de Tarso da Fonseca Albuquerque
 
Representantes da comunidade empossados no Consad
Membro titular: Manoel Carlos Neri da Silva
Membro suplente: Adriana Farias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.