UNIR comemora 40 anos e lança marca comemorativa


Publicado em: 20/04/2022 18:42:15


A Universidade Federal de Rondônia comemora em 2022 quatro décadas de existência e prepara uma série de ações para marcar esta data. Uma destas ações é a marca comemorativa e identidade visual específica para este momento, que ao longo do ano estará associada à marca da Universidade e em todos os seus canais e nas ações dos grupos que compõem a UNIR. De acordo com a reitora Marcele Pereira, comemorar 40 anos vai além das atividades desenvolvidas, pois é principalmente a oportunidade de recuperar da memória institucional. “Os desafios para a UNIR ao longo de sua história não foram poucos, mas década após década a nossa Universidade demonstrou sua potência e cada uma e cada um que nela estão ou por aqui passaram deixaram suas marcas. E tudo isso é parte da trajetória que está sintetizada na marca que agora apresentamos à sociedade rondoniense”, diz a reitora da UNIR.

A marca dos 40 anos da UNIR, proposta e desenvolvida pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNIR, remete à atuação da Universidade, mas também aciona elementos da história e da trajetória da instituição, que se confunde com a do Estado de Rondônia. A UNIR foi fundada em 8 julho de 1982, mesmo ano da instalação do Estado de Rondônia, mas já tinha uma história anterior. A Universidade surge na esteira da Fundacentro, Fundação Centro Universitário, e além dos cursos desta instituição absorve também as graduações que eram mantidas em Rondônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mas, principalmente, se estabelece no momento em que Rondônia passa por um grande crescimento populacional. São estas origens que se pretende destacar na marca comemorativa.

Como explica o programador visual Walter Badaró, um dos responsáveis pela concepção da marca, indicação explícita do tempo de fundação da UNIR e da história da Universidade, com o numeral 40, é reforçada pelo ícone do livro e da página em movimento. A composição é completada pela associação entre o azul da identidade visual da UNIR – fusão entre azul royal e azul cobalto –, o azul celeste, uma referência ao Estado presente também no seu hino, o Céus de Rondônia, e o amarelo, indicativo da riqueza e da luz própria que o conhecimento representa para as diferentes gerações já formadas e aquelas que ainda serão formadas pela UNIR.

Outro elemento componente da identidade visual é o slogan “Patrimônio da Gente”, uma manifestação da estreita ligação da UNIR com o Estado. “A UNIR é uma instituição que não apenas formou gerações de rondonienses, mas que também ajuda a pensar a conduzir Rondônia, seja pelo conhecimento gerado, seja pelas pessoas que estudaram na instituição e atualmente são de fato tomadoras de decisão em Rondônia. É este conjunto de ações ao longo de 40 anos e a importância da sua presença que faz da UNIR patrimônio da gente de Rondônia”, avalia a reitora Marcele Pereira. 

Ano de comemorações – Ao longo de 2022 uma série de atividades e ações estão sendo organizadas para comemorar os 40 anos da UNIR, e para isso estão trabalhando duas comissões nomeadas pela Reitoria da Universidade. Uma delas de responsável pela curadoria das comemorações, e outra responsável pela execução das atividades. Estão previstos convites para a comunidade acadêmica e para a comunidade em geral para compor livros de crônicas e de memórias, recuperação de acervo fotográfico, e até mesmos concursos. “Há uma equipe grande e bastante comprometida, composta por pessoas que conhecem e viveram a história da UNIR, e por pessoas jovens inseridas na nossa instituição e integradas a tudo o que a UNIR significa coo patrimônio de Rondônia e da gente daqui. Será um ano intenso, de festa e rememoração”, finalizou a reitora Marcele Pereira. 

Apresentação UNIR 40 anos

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.