Aluno de Direito da UNIR é selecionado para intercâmbio no STF


Publicado em: 06/05/2022 19:01:11


O acadêmico Rafael Diogo Lemos, aluno do 6º período de Direito da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Porto Velho, foi aprovado para participar do Programa de Intercâmbio Por Dentro do Supremo, promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Rafael é o único representante de Rondônia selecionado para o programae conquistou uma das cinco vagas destinadas a estudantes de graduação da região Norte.“A graduação é o momento de agregar o máximo de conhecimento possível, e a participação em projetos como esseadicionaainda mais valor a essa curta caminhada de cinco anos. Para mim é uma oportunidade única, estou muito feliz e irei me doar ao máximo para assimilar todo o ensinamento possível”, disse o estudante afirmando ainda que espera que sua participação como representante da UNIR no programa possa incentivar outros colegas em edições futuras.

A seleção foi feita por meio da avaliação do currículo Lattes, da carta de apresentação e do ensaioproduzido pelo candidato acerca do tema “Jurisdição constitucional e a atuação de cortes supremas na proteção dos direitos de minorias”. Nas três etapas o discente contou o auxílio dos professores Júlio César Barreto Rocha e Patrícia Carneiro, seu atual orientador e ex-orientadora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic), do qual participa desde 2020.

De acordo com o estudante, a participação no Pibic, além de ser um incentivo para ingressar posteriormente na pós-graduação, contribuiu particularmente para o seu bom desempenho nas etapas do processo seletivo, tanto na obtenção de conhecimento e referencial teórico como na melhoria da comunicação e da escrita acadêmica.

Sobre o programa

O Programa de Intercâmbio Por Dentro do Supremoobjetiva aproximar estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu da história e do funcionamento do Tribunal, proporcionar experiência teórica e prática acerca dos processos de trabalho desenvolvidos na Corte e incentivar a pesquisa e a produção acadêmicas.

Marcada para ser realizada entre os dias 10 e 13 de maio de 2022, de maneira virtual, esta segunda edição ofereceu 35 vagas para intercambistas: 25 para estudantes de graduaçãoe dez para estudantes de pós-graduação stricto sensu.As vagas foram distribuídas igualmente entre as cinco regiões do país (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul), sendo cinco de graduação e duas de pós-graduação para cada região.

Durante o intercâmbio, os estudantes selecionados irão assistir a aulas magnas com convidados renomados, acompanhar sessões de julgamento, frequentar aulas e oficinas temáticas com especialistas, servidores e assessores da Corte.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.