Docentes da UNIR empossados no Conselho Estadual de Educação


Publicado em: 13/05/2022 19:06:47


Nesta semana, nos dias 12 e 13, foram empossados no Conselho Estadual de Educação (CEE), os docentes Adilson Siqueira de Andrade e Kátia Sebastiana dos Santos, respectivamente conselheiro titular e suplente. A indicação de ambos à vaga da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no CEE foi feita pela reitora Marcele Pereira, e ambos os professores foram acompanhados na posse pelo vice-reitor, professor Juliano Cedaro. O presidente do CEE, professor Horácio Guedes, deu posse aos dois conselheiros que representam a UNIR.

O professor Adilson Siqueira, que é docente do Departamento de Ciências Sociais (DACS), foi reconduzido à função de conselheiro, depois de um mandato na função. Segundo destacou, a presença da UNIR no CEE é importante para garantir a participação da instituição que tem o maior número de pesquisadores na área de Educação em Rondônia, e também a maior quantidade de pesquisadores considerando as demais áreas do conhecimento. “O conhecimento e as habilidades destes profissionais sempre estiveram à disposição da população por meio de parcerias com órgãos governamentais e outros agentes da sociedade civil”, explicou o professor, acrescentando que é esta expertise que a representação da UNIR leva para o CEE.

A professora Sebastiana dos Santos é docente do Departamento de Matemática (DMat) da UNIR em Porto Velho, e também foi reconduzida ao conselho depois de um primeiro mandato. A professora falou da importância do CEE para a estrutura da educação básica em Rondônia e a relevância de ter a UNIRneste espaço de discussãoe decisão, especialmente paraa organização, sistematização e implementação de políticas públicas. “Estamos em um momento importante,de discussão das novas Bases Nacionais Curriculares como política de educação nacional, e sobre o processo de ensinar e aprender hoje. É um momento crítico da nossa história, um tempo pós-pandêmico cujos efeitos são incalculáveis para a educação”, analisou a professora Sebastiana.

Na mesma direção dos professores empossados no CEE, o vice-reitor Juliano Cedaro destacou a necessidade de atuações próximas entre a Universidade e os diferentes setores da Educação em Rondônia, especialmente pela Universidade ser a instituição com a maior quantidade de cursos de licenciatura, além de ser um espaço para pesquisas na área. “Estes dois fatores tornam evidente que a UNIR está inserida neste espaço da prática e da crítica à Educação, e os dois docentes empossados nesta semana seguirão demonstrando o comprometimento da UNIR com a Educação de Rondônia”, finalizou o vice-reitor.

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.