UNIR e Motorola mantêm projeto de pesquisa em tecnologia


Publicado em: 17/05/2022 16:22:45


O Projeto Palomakoba, uma parceria público-privada para pesquisa firmada entre a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a empresa multinacional Motorola, está perto de completar um ano e na semana passada, nos dias 12 e 13 de maio, os parceiros realizaram uma agenda voltada à avaliação e divulgação dos resultados obtidos no projeto. O objetivo principal é capacitar alunos e profissionais de tecnologia da região para desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis.

Os eventos realizados na semana passada, incluindo a palestra “O perfil do profissional de tecnologia”, tiveram o intuito de apresentar os resultados das pesquisas realizadas até agora nas duas frentes de trabalho mantidas em parceria com a UNIR, além de avaliar o impacto do projeto na vida acadêmica dos estudantes, conforme explica o professor Ewerton Andrade, coordenador do projeto e docente no curso de Ciência da Computação.

Na palestra, os executivos abordaram as potencialidades da região, o que já está sendo desenvolvido e é interessante para a indústria, além de dar dicas sobre características mais requisitadas no mercado de trabalho na área de tecnologia. “Em 2020 nós mapeamos algumas universidades e em 2021 fechamos a parceria com a UNIR para dois projetos, o Derun e o Palomakoba. Agora estamos concluindo essa primeira parceria já trabalhando para a renovação do projeto, uma segunda etapa que significa rever escopos para alcançar outros níveis e, além disso, avaliar oportunidades em outras frentes de trabalho”, comentou Daniel Pinheiro, coordenador dos projetos de educação do Instituto de Pesquisas Eldorado, que representa a Motorola.

A linha de trabalho denominada Palomakoba é voltada para capacitação de profissionais para o mercado de trabalho e foca no desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis, enquanto a segunda frente, a pesquisa Derun, busca uma solução para definição de rotas múltiplas por meio de inteligência artificial e dados de geolocalização. “Alinhados às exigências do mercado profissional, os alunos aprendem a aplicar os conteúdos das disciplinas do curso de graduação na solução de problemas práticos na área de tecnologia e em problemas e projetos de pesquisa”, competências importantes tanto para o desenvolvimento profissional dos participantes quanto da pesquisa científica nessa área, segundo o professor Ewerton.

WhatsApp_Image_2022-05-17_at_12-04-00_(1) O estudante Murilo Fuza da Cunha, do 6º período de Ciência da Computação, destaca como principais contribuições da sua experiência no projeto o trabalho realizado em equipe e a iniciação na pesquisa científica. “Além do desenvolvimento de novas soluções, a pesquisa contribuiu também para o meu TCC e para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, pois poder participar de um projeto como esse e trazer esse nome na minha formação agrega um reconhecimento de perfil importante para o mercado de trabalho”, avalia o estudante que se dedica a pesquisas em inteligência artificial e segurança da informação.

Na ocasião, alunos, professores e profissionais que integram o Palomakoba, além de falar sobre suas experiências, também tiveram a oportunidade de apresentaraos executivos da Motorola outros projetos e linhas de pesquisa a fim de fomentar novas parcerias e investimentos. De acordo com o professor Ewerton, esta é uma etapa importante para atrair “cada vez mais iniciativas dessa natureza na universidade e para que as soluções geradas aqui chegam até a sociedade”, disse o professor afirmando ainda que os executivos apresentaram um feedback muito positivo sobre o trabalho realizado na UNIR e sobre o empenho dos pesquisadores, tanto que sinalizaram que a empresa pretende dar continuidade à parceria renovando o contrato de pesquisa por pelo menos mais um ano.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.