Pesquisadoras da UNIR investigam tuberculose em crianças e adolescentes indígenas


Publicado em: 01/06/2022 12:50:17


A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e provocada,na maioria dos casos, pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Ela atinge todos os sexos, faixas etárias e etnias, de forma variada,e um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) identificou que, no Brasil, crianças e adolescentes indígenasestão entre as populações mais vulneráveis com risco de adoecimento pela doença e não recebem diagnóstico adequado.

A professora Nathalia Halax Orfão, docente no Departamento de Medicina da UNIR, e a aluna do curso de Medicina Gisele Aparecida de Souza são as autorasdapesquisa, que também teve colaboração de mais duas coautoras.O trabalho investiga a incidência de tuberculose em crianças e adolescentes indígenasno paísa partir de dados de saúde publicados entre 2000 e 2020.

Na análise, as pesquisadoras afirmamque as populaçõesindígenas brasileiras têm de três a dezvezes mais riscodeadoecimento pela doença quando comparado com a população em geral. Isso ocorre devido às desigualdades sociais, linguísticas e culturais enfrentadas pelos indígenas, além dasbarreiras geográficas e da dificuldade de acesso ao SUS, e, por isso, o cuidado com a saúde desses povos precisa ser diferenciado.

Entre a população indígena infanto-juvenil,a maior incidência ocorreem crianças com menos de cinco anos e do sexo masculino. Conforme a idade aumenta, os casos diminuem. O estudo aponta que a taxa de cura entre os infectados é elevada,porém a dificuldade diagnóstica, que inclui a baixa realização de exames, a ausência de sistematização dos dados clínicos, de avaliação nutricional e de investigação de contatos, amplia a desigualdade e o acesso a tratamentos adequados, pois os sintomas da tuberculose se  assemelham  aos de  outras patologias características da idade.

As autoras concluem que é preciso aliar investimento, acesso aos serviços de saúde e exames diagnósticose treinamento permanente dos profissionais de saúdepara que esse cenário mude.

Acesse aqui o artigo na íntegra. O vídeo sobre o estudo produzido pelo Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais e Internet (MíDI), da UNIR, também aborda o artigo “Perfil de saúde da tuberculose entre crianças e adolescentes indígenas: uma revisão integrativa”.

 

Fonte: MíDI

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.