Publicado em: 18/08/15
Plantas usadas no chá Hoasca foram tema de seminário na UNIR


 

      O Reconhecimento de Mariri e Chacrona em Ambiente Florestal Nativo foi o tema do seminário realizado neste domingo, dia 16, pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV) - 1ª Região, com o apoio da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O evento reuniu mais de 100 pessoas no auditório Paulo Freire, no campus da UNIR, em Porto Velho.

   Durante todo o dia foram apresentados os resultados de pesquisas científicas sobre as duas plantas utilizadas no preparo do chá Hoasca (também conhecido como Ayahuasca), utilizado nos rituais religiosos da UDV. Foram detalhados aspectos morfológicos, características de biogeografia e a composição química do cipó Mariri (Banisteriópis caapi) e da árvore Chacrona (Psicotria viridis).

   O evento teve como palestrantes o engenheiro florestal e farmacêutico bioquímico Altenísio José de Albuquerque, mestre central da 1ª Região da UDV e idealizador do projeto; o biólogo e mestre em Conservação e Biodiversidade Augusto Silveira; o doutorando em Meio Ambiente Ricardo Teixeira e o doutorando em Análise e Gestão Ambiental Julien Thevenin.

   Na abertura do evento, falaram também a professora doutora da UNIR, Ana Maria de Lima Souza, e o professor mestre em Antropologia, Adilson Siqueira de Andrade, que ocupa a chefia de Gabinete da Reitoria da UNIR. Ele enfatizou a importância do evento como fonte de integração entre a comunidade científica e um segmento importante dos aspectos cultural e religioso da Amazônia. Segundo ele, a UNIR é uma instituição pública e deve servir como espaço para os eventos da sociedade. "É a Universidade que fica agraciada com eventos dessa natureza", ressaltou. Já a professora Ana Maria de Lima Souza lembrou que a União do Vegetal tem uma origem cabocla, mas hoje está embasada e respaldada pelo conhecimento científico.

   Ao agradecer a parceria com a UNIR, o mestre central da 1ª Região da UDV, Altenísio Albuquerque, reconheceu a importância do seminário ser realizado no âmbito acadêmico, pois é uma oportunidade de apresentar os estudos que já vêm sendo realizados sobre o Mariri e a Chacrona. "A realização de eventos como esse contribui para mostrar a importância social e humanística da UDV, não apenas para a sociedade local, mas para todos os que estão empenhados na construção de um mundo melhor", afirmou.

   Além das palestras e apresentação das pesquisas, o seminário contará ainda com uma segunda etapa, de cunho prático, que será a identificação das espécies em seu ambiente nativo. A data será marcada posteriormente.



Fonte: UNIR

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/