Publicado em: 25/07/16
UNIR sediou 36º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia


   A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) sediou, de 17 a 24 de julho, o 36º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ENEPe) 2016, cujo tema foi Pátria Educadora ou Pátria Contra Educação Pública? Perspectivas de luta do movimento estudantil de pedagogia.

   O encontro foi realizado no Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, e contou com a participação de estudantes dos cursos de Pedagogia de vários Estados da Federação, além dos estudantes dos cursos de Pedagogia da UNIR dos campi de Porto Velho, Guajará Mirim, Ariquemes, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Vilhena.

   O ENEPe é a instância deliberativa máxima da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia do País. Os objetivos do Encontro são a integração científica, política e cultural, assim como a troca de experiências entre os participantes.

   O 36º ENEPe discutiu a intensificação dos processos de sucateamento da educação pública, desde a educação básica à superior, bem como as ações de resistência de estudantes, professores e funcionários, em greves em todo o país, lutando em defesa da educação pública, contra os cortes de verbas, privatização e terceirização do ensino público.

   Debateu, ainda, sobre as políticas educacionais para a educação brasileira, a problemática da educação do campo com o fechamento de milhares de escolas por todo o país, a questão indígena e a educação, a formação e atuação do pedagogo, o movimento estudantil, dentre outras temáticas relevantes. Além disso, o Encontro deliberou sobre as diretrizes centrais de ação do Movimento dos Estudantes de Pedagogia (MEPe) e seu plano de ação para o próximo ano e denunciou o que eles chamaram de ataques à educação pública, aos trabalhadores em educação e ao povo brasileiro.

   Além das mesas de palestras, grupos de discussão e apresentação de trabalhos, foram realizados trabalho de campo na comunidade ribeirinha de São Carlos, visitas aos pontos turísticos de Porto Velho e uma manifestação em prol de melhorias para a educação do país.

   No final do encontro, votou-se a sede do próximo ENEPe, o 37º, que será realizado no Vale do São Francisco (Petrolina-PE e Juazeiro-BA).

Fonte: Comissão Científica do ENEPe 2016



Fonte: UNIR

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/