Publicado em: 13/03/18
UNIR oferta curso de Governança Territorial Indígena para comunidade de Alta Floresta D’Oeste




            Aconteceu no último dia 11 de março, na Aldeia São Luiz, Terra Indígena Rio Branco, no município de Alta Floresta D’Oeste, a abertura do Programa de Formação em Governança Territorial Indígena “Territórios ancestrais em um mundo em mudanças”.

            Trata-se de uma realização da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), juntamente com docentes dos Departamentos de Engenharia Florestal e de História do Campus de Rolim de Moura, e de Educação Intercultural do Campus de Ji-Paraná. O Programa conta também com a parceria da organização internacional Forest Trends, da associação ambientalista Ecoporé e da Associação Indígena Doa Txato da Terra Indígena Rio Branco.

            No programa, será ministrado um curso de formação com duração de um ano para 32 participantes das etnias Makurap, Kampé, Tupari, Aruá, Kanoé, Djeromitxí, Sacarabiar, todos moradores da Terra Indígena Rio Branco. O curso será dividido em seis encontros presenciais, cada um com uma semana de duração. Segundo os organizadores, propiciará formação em diversos temas, entre eles Território e globalização; Desenvolvimento e Bem viver; Governo Territorial e Comunal; e Gênero e geração.

            O objetivo é contribuir para o fortalecimento da governança em territórios indígenas da América Latina, por meio do desenvolvimento das capacidades requeridas pelas comunidades, povos e nacionalidades indígenas para exercer uma liderança baseada no reconhecimento às diferenças de gênero e idade.

            O curso deverá ainda ser caracterizado por um alto compromisso ético, solidário e de pertencimento, baseado no serviço às comunidades e na orientação dos mais velhos, para contribuir com respostas concretas a novos problemas e desafios no diagnóstico, planejamento e gestão do território.

            Conforme explicou a professora doutoranda, Roseline Mezacasa, docente do Departamento de História do Campus de Rolim de Moura e participante do projeto, o Programa de Formação em Governança Territorial Indígena “Territórios ancestrais em um mundo em mudanças” também está sendo realizado em mais cinco países da América Latina, além do Brasil. “É fruto dos esforços de uma grande equipe, que envolveu indígenas, pesquisadores e indigenistas, na proposta de construir um curso de formação que envolvesse a temática territorial no centro de suas discussões”, completou.

 



Fonte: UNIR

Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/