Publicado em: 08/07/19
UNIR - 37 anos de resistência


Neste 8 de julho de 2019 a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) completa 37 anos de existência e mais que isso, de resistência.                                                 

Ao longo desse período, a UNIR, que começou muito modesta, em 1982, com pouco mais de uma centena de professores e um milhar de alunos, tornou-se uma instituição consolidada e reconhecida no Estado de Rondônia.

Nesses 37 anos, a Universidade se expandiu e assegurou sua presença nos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Cacoal, Ariquemes e Presidente Médici com seus 71 cursos de graduação, 22 mestrados e seis doutorados.

Os processos de interiorização dos campi e de consolidação da Universidade possibilitaram o acesso de mais de 20.000 pessoas ao ensino público, gratuito e de qualidade, além da contribuição direta para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Para o diretor do campus de Ji-Paraná, João Gilberto de Souza Ribeiro, “A universidade é capaz de exercer papel fundamental no que tange às melhorias da comunidade local, seja na agricultura, saúde, desenvolvimento regional, saneamento básico, economia. As áreas do saber abordadas na UNIR são relevantes para o planejamento e efetivação de políticas públicas que se constituem elo para fortalecer as relações sociais. Assim, a realização de ações universitárias é relevante no intento de alcançar benefícios sociais e econômicos para os habitantes de Rondônia e no tocante às questões ambientais, essenciais à preservação do meio que abriga toda biodiversidade”.

O diretor do campus de Cacoal, Cleberson Eller Loose,afirma que “O ensino superior é uma das engrenagens do processo de formação, onde as universidades públicas exercem papel de fundamental importância no desenvolvimento de pesquisa, extensão e ensino de qualidade. Dentro desse contexto a UNIR, ao longo de 37 anos, vem contribuindo com o desenvolvimento da educação no Estado de Rondônia e região, por meio da oferta de serviços educacionais de qualidade, e de forma gratuita à comunidade”.

Jorge Arturo Villena Medrano, diretor do campus de Vilhena, pontua que “A UNIR na cidade de Vilhena e no Cone sul do nosso Estado, contribui com a formação de excelentes profissionais. Ao longo desses 37 anos de vida, a UNIR se integrou perfeitamente à dinâmica econômica, social e produtiva da região fomentado através da educação o desenvolvimento regional”.

Gilmara Yoshihara Franco e Evelyn Rabelo Andrade Oliveira, diretora e vice-diretora do campus de Rolim de Moura, afirmam que “A presença da UNIR na cidade atende, diretamente, aos municípios da zona da mata rondoniense, mas, também, atrai estudantes de outras regiões do Estado e do país, propiciando formação superior pública, gratuita e de qualidade. A presença de um Campus da UNIR nesta região do Estado amplia, sobretudo à população local, as possibilidades de acesso ao ensino superior. Permite o desenvolvimento de pesquisas científicas que tem como foco central questões que estão presentes nas diversas atividades econômicas e sociais da região. E, desta forma, contribui na caminhada que tem como norte desenvolvimento social e econômico sustentável”.

Humberto Hissashi Takeda, diretor do campusde Ariquemes pontua que “Desde a criação do campus de, a UNIR vem contribuindo com a formação profissional da cidade e de todo o Vale do Jamari, oferecendo formação e espaço para realizações de eventos culturais e técnico-científicos, bem como realizando diversas  pesquisas em educação e tecnologia, o que tem retornado para a sociedade local por meio de soluções nas respectivas áreas”.

O diretor do campus de Guajará-Mirim, George Queiroga Estrela, enfatiza que “a presença da UNIR no município é definitiva para a formação cultural de sua gente e respeito à preservação ambiental em equilíbrio com o desenvolvimento regional”.

Fernanda Bay Hurtado, diretora do campusde Presidente-Médici, esclarece que “servidores docentes e técnicos administrativos atuam, otimizando o tripé ensino, pesquisa e extensão”.

O reitor, professor Ari Miguel Teixeira Ott, destaca que “a presença da UNIR significou e significa a transformação da vida de milhares de pessoas. E esse alcance é tão grandioso que não se pode medir quantitativamente, mas temos a certeza que encontraremos nas empresas, nos órgãos públicos, nas organizações e demais segmentos da sociedade alguém que já ocupou as cadeiras da nossa Universidade, seja na graduação ou na pós-graduação”.



 



Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/